Vai fazer hidroxicloroquina para seu paciente com COVID-19? Se liga nessa dica

Compartilhe

Recentemente, escrevemos um post sobre o risco de arritmias ventriculares e o tratamento da COVID-19 com o uso de hidroxicloroquina (HCQ) e azitromicina (AZT). Para mais informações dê uma lida aqui. Porém, no dia 29/03/2020 o American College of Cardiology (ACC) fez uma atualização sobre este tema, que resumimos neste novo post.

O AAC recomenda, fortemente, que todos os pacientes que aceitarem sejam incluídos em protocolos de pesquisa que avaliem o tratamento com HCQ-AZT, visto o potencial benefício desta terapia e a falta de opções melhores até o momento.

Comentário Cardiopapers: quanto mais os estudos demonstrarem benefícios em relação a essa terapia (HCQ - AZT), mais liberais poderemos ser em relação a sua indicação, e vice-versa. Desta forma, essas recomendações podem ser modificadas num curto espaço de tempo, conforme as evidência comecem a ser publicadas com maior robustez.

Além de destacar o potencial benefício deste tratamento, o ACC enfatiza o curto período de uso desses fármacos - 5 a 10 dias, o que aumentaria a segurança no seu uso. O significativo clearance viral que estes medicamentos produzem poderia, em tese, proteger a população saudável e susceptível, outro ponto importante desta opção terapêutica.

Os pacientes elegíveis para HCQ - AZT devem ter seu risco estratificado pelo Tisdale escore, conforme mostrado a seguir:

Após a estratificação, defina se o paciente receberá o tratamento internado ou domiciliar.Abaixo, seguem as recomendações do ACC de como utilizar a terapia HCQ-AZT com segurança:Quer ver um vídeo show sobre 10 dicas sobre a hidroxicloroquina? Segue nossa dica:https://youtu.be/YhyM-NgPrmkBibliografia:

  1. https://www.acc.org/latest-in-cardiology/articles/2020/03/27/14/00/ventricular-arrhythmia-risk-due-to-hydroxychloroquine-azithromycin-treatment-for-covid-19#.XoM6HXhPkPk.twitter
  2. Tisdale JE, Jayes HA, Kingery JR, et al. Development and validation of a risk score to predict QT interval prolongation in hospitalized patients. Circ Cardiovasc Qual Outcomes. 2013;6:479-487.