Tirzepatida: mais um round vencido contra a semaglutida

Compartilhe

Embora o SURPASS-2 tenha demonstrado uma maior perda de peso com a tirzepatida quando comparada à semaglutidade 1mg em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 (DM2), ainda não temos trials head-to-head comparando as duas drogas em indivíduos com sobrepeso ou obesidade mas sem DM2. No entanto, recente coorte publicada no JAMA trouxe luz à esta questão.

 

Esta coorte avaliou o efeito das duas drogas em adultos com sobrepeso ou obesidade a partir da análise do prontuário eletrônico do sistema de saúde dos Estados Unidos. E teve o objetivo de comparar as taxas de perda de peso e de efeitos adversos gastrointestinais entre tirzepatida e semaglutida.

 

A análise incluiu 9.193 indivíduos em cada grupo. Após um período de 1 ano de uso, tirzepatida mostrou-se mais eficaz na perda de peso, sendo superior à semaglutida na perda de 5% ou mais do peso (81,8% versus 66,5%); na perda de 10% ou mais do peso (62,2% versus 37,1%); e na perda de 15% ou mais do peso (42,3% versus18,1%).

 

A taxa de eventos adversos gastrointestinais foi semelhante entre os dois grupos, sugerindo que, embora a tirzepatida seja mais eficaz na perda de peso, isto não ocorre às custas de mais efeitos adversos. Por outro lado, é preciso ressaltar que a taxa de abandono do tratamento foi alta nos dois grupos: 55,9% no grupo da tirzepatida e 52,5% no grupo da semaglutida.

 

Importante também lembrar que 52%da amostra tinha DM2. Desta forma, embora o estudo tenha avaliado uma amostra com quase metade dos indivíduos tendo sobrepeso ou obesidade sem DM2, ainda é preciso que tenhamos um trial head-to-head em indivíduos sem DM2 para atestar a maior eficácia da tirzepatida na perda de peso de indivíduos com obesidade.