Compartilhe
Como Você Conduziria este Caso de Síncope?
Escrito por
Pedro Veronese
Publicado em
27/7/2017
Paciente de 23 anos relata episódio de síncope há 30 minutos quando se despia para tomar banho, já dentro do banheiro. Relata 3 episódios semelhantes nos últimos 5 anos. Nega traumas. Não apresenta antecedentes mórbidos e faz uso apenas de anticoncepcional oral. História familiar negativa para morte súbita. Na chegada ao PS apresentava-se pálida, mas o restante do exame físico era normal. ECG apresentava arritmia sinusal. Qual a melhor conduta?
[polldaddy poll=9797033]Resposta abaixo↓↓↓↓↓↓↓↓↓
Resposta: e
O caso acima, bastante frequente nos serviços de emergências, trata-se de uma paciente jovem, sem comorbidades e sem história familiar de morte súbita. A síncope recorrente, em posição ortostática e com prôdromo confere a este episódio elementos de benignidade. O exame físico normal, exceto pela palidez (achado comum em síncopes neuromediadas), e ECG apenas com arritmia sinusal (achado também normal nesta população) corroboram essa percepção.
Considerando todos os elementos acima, a principal hipótese para a paciente é de síncope vaso-vagal. A investigação autonômica pode ser feita ambulatorialmente. Exames como holter de 24h, ECO, loop recorder, troponina e etc. provavelmente virão normais e não têm indicação de serem solicitados de rotina.