Como Você Conduziria este Caso de Síncope?

Compartilhe
Como Você Conduziria este Caso de Síncope?

Paciente de 23 anos relata episódio de síncope há 30 minutos quando se despia para tomar banho, já dentro do banheiro. Relata 3 episódios semelhantes nos últimos 5 anos. Nega traumas. Não apresenta antecedentes mórbidos e faz uso apenas de anticoncepcional oral. História familiar negativa para morte súbita. Na chegada ao PS apresentava-se pálida, mas o restante do exame físico era normal. ECG apresentava arritmia sinusal. Qual a melhor conduta?

[polldaddy poll=9797033]Resposta abaixo↓↓↓↓↓↓↓↓↓

Resposta: e

O caso acima, bastante frequente nos serviços de emergências, trata-se de uma paciente jovem, sem comorbidades e sem história familiar de morte súbita. A síncope recorrente, em posição ortostática e com prôdromo confere a este episódio elementos de benignidade. O exame físico normal, exceto pela palidez (achado comum em síncopes neuromediadas), e ECG apenas com arritmia sinusal (achado também normal nesta população) corroboram essa percepção.

Considerando todos os elementos acima, a principal hipótese para a paciente é de síncope vaso-vagal. A investigação autonômica pode ser feita ambulatorialmente. Exames como holter de 24h, ECO, loop recorder, troponina e etc. provavelmente virão normais e não têm indicação de serem solicitados de rotina.