Você sabe colocar os eletrodos V7, V8 e V9? Sabe para que servem?

Compartilhe
Você sabe colocar os eletrodos V7, V8 e V9? Sabe para que servem

Em post prévio do nosso curso gratuito de ECG vimos como posicionar os eletrodos de um ECG convencional. Mas, você sabe colocar os eletrodos V7, V8 e V9? Sabe quando devemos usar estas derivações?

Primeira dica: colocar eletrodos V7 a V9 quando houver suspeita de infarto “posterior” ou “dorsal”. Por que colocamos estes termos entre aspas? Porque já vimos em outros posts que estes termos na verdade equivalem a acometimento na verdade da parede lateral.

OK. Mas e como faço para colocar estes eletrodos? Não posso apenas pedir para o pessoal da enfermagem fazer? Todo médico/estudante de medicina tem que saber isso. O que você vai fazer se estiver em um plantão e a enfermeira não souber como colocar estes eletrodos (o que não é incomum de ocorrer)?

Pois bem, aí está a forma de colocar:

Qual é mesmo o nível do V6? Quinto espaço intercostal.

Clique se você quer interpretar um ECG com rapidez e sem medo em 15 dias

Vendo no desenho, retirado do Manual de Eletrocardiografia Cardiopapers, ficaria assim:

Mas que eletrodos eu vou usar para fazer isso? Meu aparelho de ECG não tem eletrodo específico para isso! Nenhum aparelho tem, não é só o seu. Você pode pegar qualquer eletrodo precordial e usar para este fim. Basta saber qual eletrodo você está colocando em que lugar. Normalmente usa-se os eletrodos de V4 a V6 para colocar no lugar de V7 a V9. Aí basta riscar depois os nomes V4 a V6 no ecg impresso e substituir por V7 a V9 (vide último ecg deste post).

OK. Mas sinceramente, vou usar mesmo isso na prática? Sim!!! Cerca de 4% dos IAMs são exclusivamente “dorsais” e portanto o supra nestes casos só pode ser visto por estas derivações. Exemplo: pcte chega ao PS com dor torácica contínua, típica, há 3 horas. ECG não mostra supra de 2 derivações contíguas contudo podemos ver onda R ampla em V1 e V2 associado à infra de ST de precordiais. Isso pode ser sinal de acometimento “posterior”.

Feito ECG com V7, V8 e V9, sendo demonstrado supra de ST em V8 e V9, o que confirmou o diagnóstico de IAM com supra de ST.

Dica: de V7 a V9, o critério para diagnosticar supra de ST é diferente das outras derivações. Desnivelamento ≥ 0,5 mm já fecha critério.

Toque aqui e descubra como interpretar um ECG com rapidez e sem medo em 15 dias