Compartilhe
Tabagismo: 10 fatos que todos deveriam saber
Escrito por
Eduardo Lapa
Publicado em
23/8/2018
1- Tabagismo é a principal causa de morte prevenível no mundo.
2- Mais de 6 milhões de pessoas morrem por ano no mundo devido ao tabagismo. Seria algo como a população da cidade do Rio de Janeiro!
3- A expectativa de vida de um fumante é ao menos 10 anos menor do que a de um indivíduo não fumante!!!
4- Qualquer consumo de tabaco já aumenta o risco cardiovascular. Há dados mostrando que o consumo de apenas um cigarro por dia já aumenta o risco de acidente vascular cerebral (AVC). Ou seja, não há uma quantidade "segura" e o ideal é que pacientes que fumam parem completamente com o hábito.
5- Tabagismo causa hipertensão? Não. Apesar de causar aumentos agudos na pressão arterial durante o consumo, a longo prazo não parece aumentar os níveis de PA. Contudo, o tabagismo aumenta o risco de surgirem complicações em pacientes hipertensos.
6- Tabagismo aumenta o risco de arritmias? Sim! O risco de fibrilação atrial (FA) aumenta em até 2x em pacientes tabagistas.
7- Tabagismo passivo (pessoa que não fuma mas convive com fumante) aumenta o risco de AVC em 25% e de coronariopatia em 31%.
8- Apesar de os dados ainda serem controversos, cigarros eletrônicos parecem aumentar também o risco de doenças cardiovasculares, apesar do risco ser menor do que em consumidores de cigarros convencionais.
9- A fumaça do cigarro contém 69 substâncias carcinogênicas (ou seja, que aumentam o risco de câncer).
10- Nicotina é a substância mais lembrada quando se pensa em cigarro. Ela é responsável pela dependência ao cigarro e também causa as alterações hemodinâmicas ligadas ao tabagismo, como a mencionada no item 5. Já os maiores males ligados ao tabagismo como o aumento da incidência de câncer, aumento da formação de placas ateroscleróticas entre outros são causados majoritariamente pelas outras substâncias tóxicas contidas no cigarro (ex: as citadas no item 9).
Referência: Kalkhoran S et al. Prevention and Treatment of Tobacco Use. J Am Coll Cardiol 2018.