Redução de LDL colesterol em indivíduos idosos na prevenção primária – existe benefício?

Compartilhe
Redução de LDL colesterol em indivíduos idosos na prevenção primária – existe benefício?

A redução do LDL colesterol (LDL-C) com terapia hipolipemiante já demonstrou em diversas análises reduzir o risco de doença cardiovascular tanto em prevenção secundária, como primária. Estima-se que para cada 38 mg/dl de LDL reduzido se traduz em redução de 20% de eventos cardiovasculares maiores. Entretanto, indivíduos com idade >70 anos e são subrepresentados na maior parte dos estudos.

Dúvida:

Existe diferença no benefício do tratamento hipolipemiante em contexto de prevenção primária entre indivíduos idosos e mais jovens?

Evidências encontradas:

Para responder esta pergunta, foram incluídos 65.190 individuos, sendo 16.035 com idade>70 anos e 49.155 com idade entre 50 até 70 anos, todos participantes de uma coorte dinamarquesa1, sem evento cardiovascular prévio e em uso de terapia hipolipemiante. Em um seguimento de 2,5 anos, evidenciou-se que:

Em pacientes com idade maior ou igual a 70 anos, a cada redução de 1mmol/L (ou 38 mg/dl) no LDL-C foi associado a um risco significativamente 23% menor de eventos vasculares maiores (HR: 0,77; IC 95%: 0,71-0,83). Importante: esta diferença de risco relativo foi semelhante em indivíduos com idade <70 anos (HR: 0,76; IC 95%: 0,71-0,80; p 0,79).

Importância deste estudo:

Hoje, globalmente, o segmento populacional que mais cresce é o de indivíduos >65 anos. Isto implica em uma crescente carga de doenças cardiovasculares na prática clínica, já que a morbidade por DCV aumenta com o aumento da idade. Assim como já demonstrado previamente pela metanálise do CTT2, o controle do colesterol LDL é um fatores mis impactantes no risco cardiovascular. Este estudo demonstra evidencias semelhantes de de que: quanto maior a redução do LDL maior a redução do risco cardiovascular, inclusive, em idosos em prevenção primária.

Bibliografia: