Compartilhe
[polldaddy poll=8405157]
Para ver a resposta clique no link abaixo
Resposta: Paciente de 63 anos com IAM com supra de ST que vai ser submetido a angioplastia de Circunflexa.
Para acertar esta questão, o leitor deve conhecer bem as situações em que se recomenda evitar o uso do prasugrel, ou porque a medicação se mostrou pior que o clopidogrel, ou porque não teve vantagem sobre esta medicação. São as seguintes situações:
- pacientes com > 75 anos
- pacientes com < 60 kg
- pacientes com histórico de AVCi prévio
- pacientes em uso ou com indicação de anticoagulação.
Em relação às duas primeiras situações, observou-se que o clopidogrel e o prasugrel tiveram desfechos similares no trial TRITON. Como o clopidogrel foi bem mais estudado em outros estudos e é mais barato, a tendência é utilizá-lo nestes situações.
Pacientes com AVCi prévio tiveram pior desfecho com o uso de prasugrel no estudo TRITON sendo o uso da medicação formamelmente contraindicado nesta circunstância.
Pacientes anticoagulados ou com indicação de anticoagulação oral eram excluídos do estudo TRITON. Posteriormente, estudos menores avaliaram o uso de aas + marevan + prasugrel e viram que a taxa de sangramento era bem maior que pacientes que faziam aas + marevan + clopidogrel. Assim, o uso do prasugrel deve ser evitado neste cenário.
Por fim, o prasugrel foi testado no estudo TRITON apenas em pacientes com SCA que já haviam feito cateterismo e estavam em programação de serem submetidos a angioplastia. Em outro trabalho, o TRILOGY, ele foi avaliado em um cenário de tratamento conservador (pacientes que não eram submetidos a revascularização percutânea ou cirúrgica). Este estudo não viu vantagem do prasugrel em relação ao clopidogrel.