Compartilhe
Questões em cardiologia:Pcte internado em UTI cardiológica começa a apresentar subitamente quadro de dor em pé direito. Ao exame físico observa-se:
[polldaddy poll=7673500]A) httpv://youtu.be/EysK2yd6QSEB) httpv://youtu.be/T233149B9AQC) httpv://youtu.be/ku8mVJHjjHkD) httpv://youtu.be/atk3pQCP8tsE) httpv://youtu.be/i-T5rSNyhksPara ver a resposta, cliquem no link abaixo:
Resposta: Letra D
O caso clínico apresentado mostra um pcte com evento embólico agudo para o membro inferior direito.
A letra A mostra o eco de um pcte com estenose mitral. Esta valvopatia é uma das cardiopatias que mais evoluiu com eventos embólicos periféricos como resultado da estase de sangue dentro do átrio esquerdo. Para uma revisão mais detalhada deste caso, acessem este link.
A letra B mostra a ventriculografia de um pcte com infarto agudo do miocárdio anterior que evoluiu com formação de trombo no ápice do ventrículo esquerdo. O trombo também pode causar fenômenos embólicos periféricos, principalmente quando é agudo, como no caso mostrado. Para uma revisão deste caso, acessem este link.
A letra C mostra a imagem de uma balão intra-aórtico (BIA) em funcionamento. Uma das complicações do BIA é justamente a presença de fenômenos tromboembólicos uma vez que se trata de um corpo estranho em contato com o meio intravascular. Pctes em uso de BIA podem apresentar isquemia de membro inferior tanto pela redução do fluxo pela artéria femoral devido à presença do introdutor arterial no local quanto por surgimento de trombos aderidos ao equipamento que terminam por embolizar distalmente.
A letra D mostra um ecocardiograma de um paciente saudável.
A letra E mostra um ecocardiograma de um pcte com endocardite de valvas mitral e aórtica. Endocardite é uma das cardiopatias que mais cursa com fenômenos embólicos. Para uma revisão deste caso, acessem este link.