Compartilhe
Quando realizar o rastreio de diabetes?
Escrito por
Luciano França de Albuquerque
Publicado em
31/8/2021
Na última edição do JAMA, a força tarefa americana de serviços preventivos (US Preventive Services Task Force - USPSTF) atualizou suas recomendações, sugerindo o rastreio de diabetes e prediabetes para todos os indivíduos de 35 a 70 anos de idade com sobrepeso ou obesidade. São recomendados a glicemia de jejum, HbA1c ou o teste de tolerância a glicose. Em caso de exames normais, o rastreio deve ser repetido em 3 anos, podendo ser antecipado em caso de alterações nos fatores de risco associados (ganho de peso, por exemplo). O documento ainda recomenda que sejam oferecidas medidas preventivas efetivas baseadas principalmente em intervenção dietética, modificação de estilo de vida e exercícios com objetivo de perda de peso. A metformina também foi incluída nessas recomendações.
Estima-se que 14% da população americana tem diabetes e que 34,5% preenchem critérios para prediabetes. Além de estar associado a maior risco de doença cardiovascular e esteatohepatite, diabetes é a principal causa de insuficiência renal e de novos casos de cegueira, além de estar associado a maior risco de doença cardiovascular e esteatohepatite, sendo a sétima causa de morte nos EUA.
O rastreio do diabetes é recomendado mediante o conceito de que intervenções precoces estão associadas a redução de complicações no longo prazo. Dados recentemente publicados do UKPDS apontam que uma redução de 1% na HbA1c no período do diagnóstico está associada a redução de 19,7% no risco de IAM e de 18,8% na mortalidade por todas as causas em 15 anos. Os mesmos 1%, 10 anos após o diagnóstico, reduziria tais riscos em 6,5% e 2,7%, respectivamente. No estudo DiRECT, a perda sustentada de 10% do peso corporal, em casos de diagnóstico recente, esteve associada a remissão do diabetes em 64% dos pacientes.
A American Diabetes Association (ADA) e a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) recomendam o rastreio universal a partir dos 45 anos e nos casos de sobrepeso e obesidade associados a qualquer outro fator de risco para diabetes (incluindo história familiar).
Em quem rastrear diabetes?ADA / SBDIdade ≥ 45 anos (rastreio universal)IMC ≥ 25kg/m2 + fator de risco para diabetesUSPSTFIdade entre 35 e 70 anos + IMC ≥ 25kg/m2Quais exames solicitar?ExamesPrediabetesDiabetesGlicemia de jejum≥ 100mg/dl≥ 126mg/dlHbA1c≥ 5,7%≥ 6,5%TOTG (2h)≥ 140mg/dl≥ 200mg/dlComo tratar?Modificações no estilo de vidaDieta saudável + Atividade física (mínimo de 150 minutos por semana) objetivando perda de 7 a 10% de peso.FarmacoterapiaMetformina (1,5 a 2g /dia)Outras medicações como Liraglutida, Orlistate, Acarbose e Pioglitazona podem ser consideradas.