Qual droga anti-obesidade utilizar em pacientes com apneia do sono?

Compartilhe

A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) é considerada uma complicação da obesidade, impactando de forma negativa a qualidade de vida e o prognóstico cardiometabólico dos pacientes. Mas quais drogas anti-obesidade possuem evidências para o tratamento daqueles que são acometidos pela SAOS?

 

recente posicionamento da ABESO e da SBEM sobre tratamento farmacológico do indivíduo adulto com obesidade e seu impacto nas comorbidades comenta o papel de cada droga anti-obesidade no tratamento de indivíduos com SAOS.

 

Com respeito à sibutramina, há poucos e pequenos estudos avaliando seu efeito na SAOS. Em um deles, limitado por não ter sido controlado, a sibutramina foi associada à redução da circunferência do pescoço e da gravidade da SAOS, medido pelo índice de apneia-hipopneia.

 

O orlistate, por sua vez, possui dois ensaios clínicos com seguimento de 2 anos que mostraram melhora da qualidade de vida entre aqueles portadores da SAOS em comparação ao placebo. Porém, o índice de apneia-hipopneia não foi avaliado.

 

Já a liraglutida de 3 mg possui evidências mais robustas do que as drogas citadas anteriormente, embora sejam poucos os estudos avaliando seu efeito na SAOS. O SCALE Sleep Apnea, por exemplo, demonstrou uma significativa redução da gravidade da SAOS, mensurada pelo índice de apneia-hipopneia, o que esteve associado à intensidade da perda de peso.

 

A semaglutida não possui ainda um estudo específico avaliando o seu efeito sobre a SAOS, assim como a combinação naltrexona/bupropiona. A tirzepatida, por outro lado, teve seu efeito sobre a SAOS avaliado no SURMOUNT-OSA, publicado em 2024. Comparado ao placebo, a tirzepatida na dose de 10 ou 15mg/semana reduziu significativamente o índice de apneia-hipopneia.

 

Desta forma, o documento conclui que liraglutida de 3 mg e tirzepatida de 10 ou 15 mg são as drogas anti-obesidade com melhores estudos na população de indivíduos com obesidade e SAOS, seguido por orlistate e sibutramina, embora não existam estudos comparando diferentes drogas neste perfil de pacientes.

 

Considerando, no entanto, que é mais provável que o efeito positivo seja mais relacionado à perda de peso do que a um efeito direto da droga, qualquer droga anti-obesidade deve ser eficaz na melhora da SAOS, especialmente quando um grau maior de perda de peso é atingido.