Compartilhe
Qual A PRINCIPAL vantagem da troponina ultrassensível em relação ao exame convencional?
Escrito por
Eduardo Lapa
Publicado em
24/8/2017
A principal vantagem da troponina ultrassensível em relação ao exame convencional é a de permitir o diagnóstico mais precoce do infarto agudo do miocárdio na sala de emergência. Por quê? A troponina quando dosada pelo método convencional pode demorar algumas horas para começar a subir mesmo em casos de IAM em que há comprovada morte de miócitos. Dessa forma, se o paciente chega à emergência com, digamos, apenas 1 hora do início dos sintomas, o resultado do exame provavelmente será negativo mesmo que ele esteja tendo um IAM. Aí fica aquela velha conversa de ter que repetir a dosagem do exame de forma seriada. Em teoria, só podemos descartar de fato IAM com os kits convencionais de troponina após 12h do início dos sintomas. E quem trabalha em emergência sabe que isto pode virar uma bola de neve já que se o serviço tiver um volume grande de pacientes você pode ser ver ao final do plantão com vários pacientes para passar para o próximo turno apenas esperando o resultado da troponina.
E que tal se pudéssemos de forma acurada descartar IAM em apenas 1 hora? Este protocolo já foi validado com alguns kits de troponina ultrassensível como visto neste post. Ah, quer dizer então que troponina US negativa neste protocolo posso liberar o paciente para casa sem medo, certo? Não!!! Já falamos disto em detalhes neste post.
Resumo da ópera: o exame de troponina US é um importante método complementar para descartarmos IAM de forma precoce, mas persiste sendo apenas um método complementar. Sempre devemos avaliar o paciente de forma global, com especial enfoque nos sintomas e no ECG.
Referência: Twerenbold R et al. Clinical Use of High-Sensitivity Cardiac Troponin in Patients With Suspected Myocardial Infarction. J Am Coll Cardiol 2017.