Compartilhe
Qual a diferença entre troponina ultrassensível para a troponina convencional?
Escrito por
Eduardo Lapa
Publicado em
22/8/2017
A dosagem de troponina cardíaca é importante parte do manejo de pacientes com dor torácica aguda. Muito se fala sobre a troponina ultrassensível mas você sabe exatamente qual a diferença entre elas?
- A troponina sensível é o teste que consegue detectar níveis do marcador em cerca de 20% a 50% dos indivíduos considerados normais, ou seja, controles ambulatoriais sem qualquer evidência de lesão miocárdica aguda ou crônica.
- A troponina ultrassensível (US) consegue detectar níveis do marcador em >50% dos indivíduos normais, tendo um coeficiente de variação <10% no limite superior da normalidade. Esse coeficiente de variação é basicamente uma medida de dispersão similar ao desvio-padrão.
Mas qual a utilidade de se usar um exame que vem alterado na maioria dos pacientes normais? Veja bem, o fato de detectar níveis de troponina em pacientes normais não classifica estes níveis como alterados. Os exames de troponina US delimitam os níveis que são considerados normais e os que são alterados (geralmente adota-se como alterado o limite acima do percentil 99 para a população).
OK. Mas qual a vantagem então de se usar este método em relação ao convencional? Basicamente exames mais sensíveis por definição conseguem detectar mais casos de IAM. Não sabe o que é sensibilidade, especificidade, etc? Aqui há uma revisão rápida sobre o tema.
Quer ler mais sobre troponina ultrassensível? Veja estes posts:
Como interpretar a troponina ultrassensívelPor que não existe aumento falso-positivo de troponina?Troponina ultrassensível consegue afastar IAM em 1h?Referência: Twerenbold R et al. Clinical Use of High-Sensitivity Cardiac Troponin in Patients With Suspected Myocardial Infarction. J Am Coll Cardiol 2017.