Prevenção primária da aterosclerose subclínica em adultos jovens

Compartilhe

Há evidências crescentes de que a aterosclerose, responsável por muitas doenças cardiovasculares, começa em idade precoce, quando ainda somos jovens.

A partir de quando começamos a ter aterosclerose?

O processo aterosclerótico que leva à DCV é complexo. O estudo Pathobiological Determinants of Atherosclerosis in Youth (PDAY), avaliou 3.596 indivíduos com idades entre 15 e 34 anos que morreram de causas externas entre 1987 e 1994. As artérias coronárias, aortas foram analisadas e relacionadas aos fatores de risco (lipoproteínas séricas, tabagismo, diabetes, hipertensão e IMC) e o resultado confirma a origem da aterosclerose em idades muito jovens.

Neste ponto, temos um problema! Os pacientes jovens têm seu risco subestimado pelas principais calculadoras de estratificação de risco cardiovascular. É muito frequente que o risco seja estimado como baixo, mas há estudos como o PESA (Progression of Early Subclinical Atherosclerosis) que demonstrou que 63% dos participantes assintomáticos com idade entre 40 e 54 anos tinham aterosclerose em 1 ou mais territórios vasculares (artérias carótidas, aorta, femoral e coronária) .

Qual o impacto dos fatores de risco tradicionais em jovens?

No estudo MESA, cada aumento de 10 mm Hg na PAS foi associado a uma maior prevalência e maior extensão de CAC em indivíduos sem FRCV tradicional.

Pré-diabetes: mesmo pequenas elevações na HbA1c foram associadas a uma maior prevalência de aterosclerose subclínica nesta coorte de indivíduos de jovens aparentemente saudáveis.

Dislipidemia: Houve aterosclerose em 11% no grupo de LDL-C de 60 a 70 mg/dL e 64% no grupo de 150 a 160 mg/dL. Níveis de triglicerídeos acima de 150 mg/dL também foram associados a maior risco de placas.

Grupos de jovens que também necessitam de atenção especial: hipercolesterolemia familiar (HF) e níveis elevados de lipoproteína (a) [Lp(a)].

O que aprender com estes dados? Tratar precoce e agressivamente reduz o desenvolvimento e progressão da aterosclerose subclínica em adultos jovens (<40 anos de idade) sem doença cardíaca ou vascular conhecida.

Mas... Qual o nível de LDL, pressão arterial e HBA1C para prevenir aterosclerose em jovens? O PRECAD trial é um passo em direção à geração de evidências para preencher essas lacunas de conhecimento. Este ensaio demonstrará se, em comparação com os cuidados habituais, LDL-C <70 mg/dL a partir dos primeiros anos da idade adulta, manutenção da PAS <120 mmHg e HbA1c <6,5% , reduzirá a progressão da carga aterosclerótica total em um segmento saudável, mas potencialmente vulnerável da população. Cenas dos próximos capítulos.

Referência

Primary Prevention of Subclinical Atherosclerosis in Young Adults: JACC Review Topic of the Week. J Am Coll Cardiol. 2023 Nov, 82 (22) 2152–2162