Novo guideline europeu de Síndrome Coronariana Sem Supra de ST - parte 9

Compartilhe

POPULAÇÕES ESPECIAIS PARTE 2IRC

  • 1/3 dos pctes com SCA sem supra têm disfunção renal.
  • Este grupo de pctes tem uma probabilidade maior de se apresentar com sintomas atípicos, como dispnéia.

- A informação mais importante neste grupo encontra-se na tabela acima - qual a correção de dose que tem ue ser feita para cada medicação.

- Atentar que com ClCr de 30 a 60 a diretriz afirma ser o fondaparinux a droga de escolha baseada na menor taxa de sangramento quando comparada com a enoxaparina (estudo OASIS-5). Em breve devo colocar um resumo deste trial clássico aqui no blog.

- E se o ClCr for menor do que 30 mL/min? O que a diretriz recomenda?

Ou seja, o que todo mundo sabe que deveria fazer mas muitas vezes não faz por problemas logísticos - o laboratório não colhe o ttpa de 6/6 hrs como deveria, o resultado demora para chegar e assim quando se vai ajustar a dose de acordo com o exame colhido ao meio dia já são quase 18h, etc, etc, etc. Mas o fato que a recomendação é esta. Lembrar que quando se usa a enoxaparina corrigida para a função renal (1 mg/kg 1xd) dever-se-ia dosar a atividade anti-xa, exame disponível em pouquíssimos lugares.

- Em pctes com DRC - evitar volume de contraste > 4mL/kg (apesar de já haver uma fórmula mais moderna e eficaz para calcular o volume máximo de contraste que se pode usar).