Existe Relação entre Fibrilação Atrial e Demência?

Compartilhe

Demência é um quadro neurológico que leva à perda de funções cognitivas importantes como memória, capacidade de reconhecer coisas ou de realizar tarefas mais elaboradas. A doença de Alzheimer e a demência vascular correspondem aos tipos mais conhecidos de demência. O Alzheimer não tem sua fisiopatologia totalmente esclarecida, porém sabe-se que o depósito de substâncias amilóides leva à destruição neuronal. Já a demência vascular ocorre devido a microinfartos cerebrais.

A fibrilação atrial (FA) é a principal causa de acidente vascular cerebral isquêmico cardioembólico, portanto, é de se esperar que quanto mais FA, mais demência vascular ocorra. Bunch e colaboradores demonstraram, que após o diagnóstico de FA, o atraso no início da anticoagulação (ACO) por mais de 30 dias, está associado ao aumento do risco de demência. Portanto, quanto mais tardio o início da ACO, maior o risco de demência.

Mais de 26 mil pacientes com FA, com média de idade de 69 anos, que não recebiam ACO no momento do diagnóstico da arritmia e que não tinham demência foram acompanhados. Os achados foram que os pacientes que receberam dupla antiagregação plaquetária (aspirina e clopidogrel) apresentaram mais demência do que os pacientes que receberam varfarina. E entre os pacientes que receberam varfarina, quanto mais tardio o início, maior a incidência de demência.

Embora estudos observacionais não tenham força para trazer respostas definitivas, eles podem demonstrar associações interessantes. Cada vez mais há evidências de uma associação entre FA e demência, principalmente em pacientes que não são anticoagulados ou que o são tardiamente.

Concluímos que ensaios clínicos randomizados controlados devem ser realizados para dar uma resposta definitiva sobre o tema, porém essa associação vem ganhando força nos últimos anos. Por outro lado, nenhum estudo demonstrou até o momento, que o tratamento adequado da FA reduza demência.

Referências:

  1. J Cardiovasc Electrophysiol.2017 Aug;28(8):958-965. doi: 10.1111/jce.13261. Epub 2017 Jun 21.
  2. Eur Cardiol. 2016 Summer; 11(1): 49–53. doi: 15420/ecr.2016:13:2.
  3. Delayed Anticoagulation Linked to Dementia Risk in AF - Medscape-May 13, 2017.