Compartilhe
Sobre os eventos adversos das estatinas, uma meta-análise publicada recentemente avaliou os eventos adversos de quase 250.000 pacientes (153 estudos).
Segundo essa análise, as estatinas foram bem toleradas, havendo baixo risco de mialgia, miopatia ou rabdomiólise. Não houve aumento do risco de câncer.
Quando comparadas as estatinas entre si, a pravastatina e a sinvastatina apresentaram menor risco de eventos adversos do que a atorvastatina e a rosuvastatina.
Como classe, houve 9% de aumento de risco de diabetes comparado com placebo (OR 1,09; 1,02-1,16). Segundo essa análise, não houve diferença no risco de diabetes entre as drogas.
Em relação à elevação de transaminases (TGO / TGP), houve um maior risco quanto maior a dose utilizada de cada estatina.
Apesar disso, em nível populacional, os benefícios cardiovasculares e em mortalidade do tratamento com a estatina são muito maiores do que seus potenciais riscos.
Referência: Naci H, Brugts J, Andes AE. Comparative tolerability and harms of individual statins: A study-level network meta-analysis of 246.955 participants from 135 randomized controlled trial. Circ Cardiovasc Qual Outcomes 2013.