Compartilhe
Estratificação na SCA sem Supra : Quando pedir Cateterismo?
Escrito por
André Lima
Publicado em
6/6/2012
As Síndromes Coronárias Agudas Sem Supra de ST ( SCA SSST) são umas das entidades mais comuns nos pronto socorros cardiológicos e caracterizam-se por um espectro de gravidade e prognósticos variados . Portanto, diferenciar esta gama de manifestações é de extrema importância e a esta capacidade denominaremos de Estratificação de Risco.
A Estratificação de risco possibilita que o tratamento seja mais agressivo para àqueles pacientes com mais alto risco, tolerando maiores probabilidades de efeitos adversos de nossa intervenção ( por exemplo, sangramento, risco do cate). Já nos pacientes de baixo risco é permitido intervenções e avaliações menos invasivas.
Na figura abaixo, colocamos o algoritmo adaptado do protocolo de dor torácica da equipe da cardiologia do Realcor/Procardio para estratificação de risco das SCA sem Supra de ST baseado nas novas recomendações do Guideline Europeu de Manejo das Síndromes Coronárias Agudas. Lembramos que estes algoritmos são apenas sugestões e que as recomendações devem ser ajustadas à realidade dos diferentes serviços a depender da disponibilidade / facilidade do estudo hemodinâmico e tratamento percutâneo.