DAPT Score - É Possível Individualizar a Permanência ou não da Dupla Antiagregação Plaquetária Estendida?

Compartilhe
DAPT Score - É Possível Individualizar a Permanência ou não da Dupla Antiagregação Plaquetária Estendida?

No estudo DAPT o prolongamento da dupla antiagregação plaquetária além de 12 meses foi capaz de reduzir eventos isquêmicos, porém aumentou sangramento maior. Dessa forma, os autores do estudo original optaram por desenvolver um escore para classificar de maneira individual se determinado paciente teria maior ou menor benefício da extensão da terapia antiplaquetária dupla.

Para tal, foram desenvolvidos dois modelos de predição de eventos: isquêmico e de sangramento. Usando 367 variáveis foi realizado o modelo de regressão e validado em uma população externa de outro estudo (Protect trial). Dessa forma, o seguinte score foi desenvolvido:

Figura 1

A manutenção da dupla antiagregação mostrou que quando o DAPT score foi > 2, observou-se NNT para eventos isquêmicos de 34 e NNH para sangramentos de 272. Já quando foi < 2 o NNT foi 153 e o NNH de 64. Dessa forma, o DAPT score seria uma nova ferramenta para auxiliar na decisão de manter ou não a dupla antiagregação extendida quando o mesmo for > 2, mostrando o maior benefício.