Como calcular a frequência cardíaca pelo eletrocardiograma (ECG)?

Compartilhe
Como calcular a frequência cardíaca pelo eletrocardiograma (ECG)?

A forma mais precisa para calcular a frequência cardíaca (FC) no ECG é também trabalhosa. Para isso, podemos dividir 1500 pelo nº de milímetros entre 2 complexos QRS (intervalo R-R). Utilizamos esse número porque, como a velocidade padrão do papel no eletrocardiograma de 25 mm/s, em 60 segundos (ou 1 minuto), seriam percorridos 1.500 mm. Exemplo:

Clique se você quer interpretar um ECG com rapidez e sem medo em 15 dias

Bem, isso não parece ser muito prático para usar no dia a dia. Não teria uma opção mais simples? Sim, há.  Uma opção mais rápida para a prática é dividir 300 pelo número de quadrados (de 5mm) entre os R-R no ECG.

Assim, uma distância entre o R-R de 2 quadrados (que seria 10mm) representaria uma FC de 150bpm; de 3 quadrados, 100bpm; de 4 quadrados, 75bpm; de 5 quadrados, 60bpm, e assim por diante.

No traçado acima, por exemplo, como a distância entre o R-R é de aproximadamente 4 quadrados (de 5mm cada), visualmente saberíamos que a FC estaria bem próxima de 75bpm.

DICA:

  • Estas duas regras faladas acima funcionam apenas em casos de ritmo regulares.

Toque aqui e descubra como interpretar um ECG com rapidez e sem medo em 15 dias

E no caso de ritmos irregulares, como na fibrilação atrial? Para isto, basta saber que o traçado de ECG registra a atividade elétrica durante 10 segundos. Ou seja, se olharmos para o D2 longo na parte de baixo do ECG podemos contar a quantidade batimentos que ocorrem durante 10s. Após ver isto, basta multiplicar este número por 6 para chegar à quantidade de batimentos em 60 segundos. Exemplo retirado do nosso Manual de Eletrocardiografia Cardiopapers:

Ou seja, fazendo um resumão: