Compartilhe
Como eu uso Levosimedan
Escrito por
Fernando Figuinha
Publicado em
5/10/2021
Levosimedan é um inotrópico que atua como sensibilizador de cálcio. Ele aumenta a contratilidade cardíaca pela intensificação da sensibilidade do miocárdio ao cálcio. Assim, produz efeitos inotrópicos por vias independentes dos receptores beta ou de AMP cíclico.
Vai intensificar a sensibilidade das proteínas contráteis ao cálcio através da ligação com a troponina C cardíaca, de modo dependente do cálcio. Melhora então a força de contração, sem prejudicar o relaxamento ventricular.
Tem também um efeito vasodilatador, através da abertura dos canais de potássio sensíveis a ATP na musculatura lisa vascular, levando à relaxamento da musculatura lisa.
Ajuda então, além da ação inotrópica, a reduzir a pré- e pós-carga.
Seus efeitos hemodinâmicos são: aumento do débito cardíaco, do volume sistólico e da frequência cardíaca; e reduz PA sistólica e diastólica, pressão capilar pulmonar, pressão atrial direita e resistência vascular periférica.
Por efeitos metabólicos que são desencadeados pela medicação, seus efeitos hemodinâmicos duram até 7-9 dias, após descontinuar a infusão de levosimedana por 24 horas.
POSOLOGIA
Disponível em solução injetável a 2,5mg/ml, em um frasco-ampola de 5ml.
A diluição sugerida é colocar 10ml de Levosimedan em SG5% 500ml (dilução com concentração 0,05mg/ml).
Por uma questão de custos, pode-se considerar também colocar 1 ampola em SG5% 250ml, mantendo assim a mesma concentração, para evitar desperdício.
Em bula, é sugerida a dose de ataque de 6 a 12 mcg/kg infundidos em 10 minutos, seguido de uma infusão contínua de 0,1mcg/kg/min. Essa dose pode ser aumentada para 0,2mcg/kg/min se tolerado. Após uso por 24hs, teremos efeitos até 9 dias do uso.
Na prática, essa dose de ataque não costuma ser praticada, e mesmo para pacientes hipotensos, tem sido bem tolerada a dose inicial de 0,05mcg/kg/min.
INDICAÇÕES
Indicado para tratamento de curto prazo para descompensação aguda da insuficiência cardíaca com necessidade de suporte inotrópico. (dicas práticas)
CONTRAINDICAÇÕES
Se hipersensibilidade a levosimedana, se hipotensão grave ou taquicardia (alguns pacientes com hipotensão secundário à choque cardiogênico podem tolerar a medicação). Não deve ser utilizada também em obstruções mecânicas importantes que afetem o enchimento ou esvaziamento ventricular; se clearance de creatinina < 30 ml/min, comprometimento renal grave ou histórico de torsades des pointes.
EFEITOS COLATERAIS
O uso de Levosimedan pode levar à hipotensão e elevação da FC. Pode levar à redução da concentração de potássio sérico (isso deve ser corrigido antes de iniciar a droga), e pode levar a redução de hemoglobina e hematócrito.
Na gravidez é categoria de risco C, usar somente se o benefício for maior que o risco. E não se sabe se é excretada no leite materno.