CagriSema: novos dados apontam para o sucesso da droga na perda de peso.

Compartilhe

Em março de 2025, foram divulgados os resultados preliminares do estudo REDEFINE 2 do laboratório Novo Nordisk, que levou ao sucesso de mais um medicamento para o tratamento da obesidade em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 (DM2): o CagriSema. O estudo ainda não foi publicado, mas os dados divulgados já são animadores.

REDEFINE 2 comparou a combinação fixa de cagrilintida 2,4 mg mais semaglutida 2,4 mg uma vez por semana, por via subcutânea (conhecido como CagriSema) com placebo em 1206 indivíduos com obesidade ou sobrepeso e DM2. O resultado primário foi perda de peso após 68 semanas de acompanhamento.

Ao final do acompanhamento, o grupo que utilizou CagriSema obteve uma perda de peso de 15,7%, enquanto a perda no grupo placebo foi de 3,1%. Além disso, 89,7% dos pacientes no grupo de intervenção alcançaram uma perda de peso de 5% ou mais. No grupo placebo, isso ocorreu em 30,3% dos casos.

Segundo o laboratório, os eventos adversos mais comuns foram gastrointestinais, como esperado, em sua maioria leves ou moderados, com diminuição ao longo do tempo. O medicamento foi considerado seguro e bem tolerado.

Vale destacar que o programa REDEFINE está avaliando os efeitos do CagriSema em diferentes grupos de pacientes, como aqueles com obesidade, mas sem DM2 (ou REDEFINE 1) e aqueles com doença cardiovascular estabelecida ou sem DM2 (REDEFINE 3).

O REDEFINE 4 já está chamando a atenção ao comparar CagriSema com tirzepatida em relação à perda de peso em indivíduos obesos. Teremos, num futuro próximo, um novo medicamento que já supere os excelentes resultados da tirzepatida? Sem dúvida, o tratamento da obesidade vem evoluindo ao longo do tempo e continuará evoluindo.