Atualização dos guidelines americanos de síndrome coronariana sem supra de ST - quais as novidades?

Compartilhe
Atualização dos guidelines americanos de síndrome coronariana sem supra de ST - quais as novidades?

Esta semana no JACC foi publicado o novo update dos guidelines americanos de Angina instável/IAM sem supra. Vamos às novidades:

1- O prasugrel foi adicionado aos guidelines. Basicamente tudo o que é contemplado está na nossa revisão do cardiopapers sobre o assunto. Basicamente o mais importante de se frisar é que o prasugrel diminuiu trombose de stent de 2,4% para 1,1% mas aumentou um pouco sangramento quando comparado ao clopidogrel. Seu uso só está liberado após a realização de cate e feito a opção por ATC. Caso o tratamento seja cirúrgico ou opte-se pelo tratamento clínico não é para se usar o prasugrel. Nos casos cirúrgicos ele aumentou muito sangramento e no tratamento clínico de pctes agudos está sendo estudado em outro trial (TRILOGY) que ainda não foi publicado. Se por algum acaso haja um engano e se administre a medicação a um pcte que vá ser submetido a revascularização cirúrgica - parar o prasugrel pelo menos 7 dias antes do procedimento. Evitar usar a medicação se: >75 anos 9ausência de benefício x clopidogrel), passado de AVCi ou AIT (piora prognóstico quando comparado ao clopidogrel) e peso<60 kg (considerar diminuir dose de manutenção de 10 mg para 5 mg).

2- Pctes diabéticos agora são considerados de alto risco e a presença de DM passa a ser indicação de estratégia invasiva precoce junto com insuficiência renal crônica estágio 2 e 3 (ver quadro abaixo).

Em relação a eterna discussão de iniciar tienopiridínico ou inibidor 2b3a na sala de emergência não mudou muita coisa - pode-se iniciar tanto um quanto o outro sendo ambas as medicações com nível de evidência 1 (no caso o tienopiridínico tem que ser o clopidogrel e não prasugrel). O uso de aas + tienopiridínico + inibidor 2b3a pré-cate continua sendo conduta de exceção, podendo-se considerar em casos de marcadores alterados, infra de ST e em pctes diabéticos.

referência: Wright RS, Anderson JL, Adams CD, et al. 2011 ACCF/AHA focused update of the guidelines for the management of patients with unstable angina/non-ST-elevation myocardial infarction (updating the 2007guideline). J Am Coll Cardiol 2011; DOI: 10.1016/j.jacc.2011.02.009. Available at: http://content.onlinejacc.org.