Adenosina: Você Conhece o Método Alternativo de Administração?

Compartilhe
Adenosina: Você Conhece o Método Alternativo de Administração?

Após manobra vagal malsucedida, adenosina é a medicação de escolha para reversão de taquicardias supraventriculares em pacientes estáveis. Este fármaco deve ser administrado em bolus, seguido de flush de soro fisiológico (20 mL) e elevação do membro.

A adenosina é metabolizada em menos de 10 segundos por enzimas plasmáticas, portanto, quando os passos acima não são respeitados, a chance de insucesso é elevada.

Um trabalho publicado em 2003, Journal of The Korean Society of Emergency Medicine 2003;14(3): 224-227, propõe um método alternativo para administração da adenosina. 65 pacientes com taquicardia supraventricular foram avaliados. Em 35 deles a adenosina foi administrada de forma convencional e em 30 pacientes a adenosina foi diluída em 15 mL de soro fisiológico e administrada em bolus. A taxa de reversão no primeiro grupo foi de 80% e no segundo grupo foi de 85,7%, não havendo diferença estatística (P = 0,39). Também não houve diferença em relação a dose total administrada entre os grupos.

Conclusão do Cardiopapers: a adenosina diluída pode ser uma estratégia no mínimo equivalente e mais simples de ser utilizada no dia-a-dia. Porém, a reprodutibilidade desses achados em um número maior de pacientes é aconselhável.

OBS: lembrar que antes de recorrermos à adenosina, é interessante fazer a manobra vagal de forma adequada. Já ouviu falar da manobra de Valsalva modificada? Ela tem uma eficácia bem maior que a manobras vagais tradicionais. Para maiores detalhes, veja este post.