A frequência cardíaca normal fica entre 60 e 100 bpm, certo? Errado!

Compartilhe
A frequência cardíaca normal fica entre 60 e 100 bpm, certo? Errado!

Na facudade de medicina classicamente aprendemos que a frequência cardíaca normal  fica entre 60 e 100 batimentos por minuto (veja como identificar isso no ECG). Contudo, ao ler as diretrizes de eletrocardiografia vemos que o ritmo sinusal (considerado o ritmo fisiológico do coração) se caracteriza por uma frequência entre 50 e 100 bpm. 50, não 60. São citadas 3 referências bibliográficas para justificar esta faixa de frequência cardíaca escolhida.

A referência mais sólida é a de um artigo publicado no Hournal of Electrocardiology que avaliou vários parâmetros eletrocardiográficos em 79.743 pctes ambulatoriais. Em resumo, em relação à frequência cardíaca foi observado que a distribuição gaussiana colocava como normal frequências cardíacas entre 48 e 98 bpm.

Outros estudos mais antigos e com N bem inferior de pacientes já haviam chegado a esta mesma conclusão. Aqui está um exemplo.

Ou seja, o limite de 60 bpm era baseado mais em opinião de especialistas do que em estudos clínicos. Valores entre 50 e 60 bpm são comumente vistos em pacientes saudáveis e não justifica, via de regra, investigações adicionais.

Resumindo:

       
  • a frequência cardíaca considerada normal fica entre 50 e 100 batimentos por minuto.