Você Sabe O Que É Eritroníquia?

Compartilhe

A cor da unha está relacionada a três fatores principais: ao leito ungueal (suprimento sanguíneo subungueal), à espessura da lâmina ungueal (mais fina nas mãos) e à ausência/presença de microorganismos (ex: fungos demáceos ou bactérias como a pseudomonas).

A lúnula de uma unha é branca pálida e o leito ungueal rosa, com acentuação da profundidade da cor rosa a vermelha. O aumento da vermelhidão visível através da unha é atribuído a duas características principais, que podem ocorrer isoladamente ou em conjunto:

  1. Uma alteração do suprimento sanguíneo abaixo da unha.
  2. Alteração da lâmina ungueal de modo que os tecidos subungueais fiquem mais visíveis ou menos comprimidos.

A Eritroníquia surge de um distúrbio ungueal que pode ser apenas uma alteração fisiológica – portanto transitória- ou secundária a alterações anatômicas.

Fonte: Lipner and Scher, 2016.

A literatura classifica a Eritroníquia conforme seu padrão de apresentação clínicas e as suas etiologias. (Quadro 1).

O que é a Eritroníquia Longitudinal Localizada?

Apresenta-se como uma faixa longitudinal vermelha isolada na unha. Indica uma alteração da matriz de forma focal (menos de 3 mm de largura). O distúrbio da função da matriz pode ser devido a patologia epitelial das células da matriz ou pressão sobre ela de uma massa na derme ou osso que se projeta da falange distal subjacente.

Uma alteração da lâmina ungueal pode ocorrer e ao atingir a borda livre, a fragilidade de uma unha afinada dá origem a um entalhe em forma de V.

O que é a Eritroníquia Longitudinal Generalizada?

Na mais é do que o envolvimento de múltiplos dígitos com estrias vermelhas longitudinais nas unhas que começam em algum lugar da matriz e se estendem até o final do leito ungueal. Em algumas doenças inflamatórias isso representa um processo generalizado.

O que é a Lúnula Vermelha Isolada?

Uma única lúnula vermelha sem alterações longitudinais da unha ou do leito ungueal geralmente representa um tumor dérmico que não teve impacto significativo na matriz ungueal. A avaliação e o manejo são como para uma eritroníquia longitudinal isolada onde há suspeita de tumor subungueal.

O que é a Lúnula Vermelha Generalizada?

A cor pálida da lúnula pode mudar para vermelho em várias condições. A diferença de cor entre o leito ungueal e a matriz é pouco compreendida no estado normal. Na doença, a única explicação oferecida é que a vasculatura da matriz apresenta vasodilatação diferencial, possivelmente devido a alterações inflamatórias locais do tecido conjuntivo da articulação interfalangiana distal adjacente.

O que é Leito Ungueal Vermelho Isolado?

Uma única área focal de um leito ungueal pode ser vermelha em contraste com o rosa menos intenso do resto do leito ungueal e dos outros leitos ungueais. Há dois principais mecanismos:

  1. a) patologias subungueais focais. (ex.: exostose subungueal).
  2. b) patologias que ocorrem no epitélio e na derme do leito. (ex.: carcinoma espinocelular in situ e psoríase).

Leito ungueal vermelho isolado.Fonte: de Berker, 2012.

O que é Leito Ungueal Vermelho Generalizado?

O tônus vascular do leito ungueal pode variar ao longo do dia normal com os efeitos do calor, exercícios e drogas, como álcool, bem como uma manifestação da Doença de Raynaud. É raro que se torne uma aparência mais fixa sugestiva de patologia.

As unhas revelam muitas patologias e guiam o médico em propedêuticas e terapêuticas.

Em resumo, o quadro 1 demonstra os tipos de eritroníqueas e algumas patologias correlatas.

Quadro 1 – Padrões e diagnóstico subjacente das Eritroníquias.

REFERÊNCIAS

de Berker D. Erythronychia. Dermatol Ther. 2012 Nov-Dec;25(6):603-11. doi: 10.1111/j.1529-8019.2012.01525.x. PMID: 23210759.

Lipner SR, Scher RK. Eritroníquia longitudinal da unha. JAMA Dermatol. 2016;152(11):1271–1272.

Han XF, Liang Y, Ma L. A novel cause of localized longitudinal erythronychia: infantile haemangioma of the nail unit. Clin Exp Dermatol. 2021 Aug;46(6):1124-1125. doi: 10.1111/ced.14654. Epub 2021 May 12. PMID: 33763926.