Compartilhe
Você sabe escolher o manguito adequado para medir a pressão do seu paciente?
Escrito por
Eduardo Lapa
Publicado em
3/7/2018
Um dos pontos mais importantes na hora de se aferir adequadamente a pressão do seu paciente é escolher o manguito de tamanho adequado. As diretrizes dizem que a bolsa plástica que fica dentro do manguito deve cobrir cerca de 80% da circunferência do braço do paciente. Parece meio complicado isso, não? Na prática, para simplificar, como podemos fazer:
- Meça a circunferência do braço do seu paciente usando uma fita métrica. O ponto para se medir é no meio do braço do paciente.
- Após obter a circunferência do braço, é só checar qual o alcance dos manguitos que você tem à disposição. Exemplo:
Ou seja, este manguito é adequado para braços com circunferência entre 32 e 42 cm. Trata-se de um manguito de tamanho maior, geralmente usado em pacientes obesos.
Dica:
- Na prática, a maioria dos adultos possui circunferência do braço entre 22 e 42 cm. Com isso, dois tipos de manguito geralmente são suficientes: um entre 22 e 32 cm e o outro mostrado acima, entre 32 e 42 cm.
- Obviamente isto se refere a pacientes adultos. Pacientes pediátricos possuem uma variação bem maior de diâmetro a depender da faixa etária.
-
Digamos que estou em um local onde só tenho acesso a um tipo de manguito. Qual o problema com isto?
- Manguitos menores do que o tamanho adequado podem superestimar a pressão do paciente. Este efeito pode chegar, em alguns casos, a 50 mmHg na pressão sistólica. Ou seja, a PAS real do paciente é 120 mmHg e você mediu 170 mmHg, por exemplo.
- Manguitos maiores do que o tamanho adequado podem subestimar a pressão do paciente, mas este efeito tende a ser menor que o descrito acima.
Gosta de dicas práticas e diretas de semiologia cardíaca? Não deixe de conferir nosso curso online de semiologia cardíaca no nosso portal de cursos (lançamento em agosto de 2018).