Vasculite Leucocitoclástica E A Imunofluorescência Direta: O Que Você Precisa Compreender

Compartilhe

A vasculite leucocitoclástica (VL) é por definição um termo histopatológico, que representa vasculite de pequenos vasos, predominantemente, cutânea. Clinicamente, a vasculite leucocitoclástica apresenta-se como petéquias, normalmente, em membros inferiores. E em casos mais graves, há a presença de necrose cutânea, vesículas, bolhas e/ou úlceras.

As causas da VL são diversas, sendo a idiopática em quase metade dos casos. No entanto, infecções, medicamentos, colagenoses ou neoplasias podem desencandear tal achado.

Em sua fisiopatogenia, ela é mediada pela deposição de imunocomplexos na parede das vênulas pós-capilares. E histologicamente, ocorre a presença de injúria da parede dos pequenos vasos com necrose fibrinoide, com infiltrado perivascular rico em neutrófilos com leucocitoclasia; e até destruição da parede do vaso. Quando há presença de eosinófilos, sugere VL secundária a medicamentos.

Portanto, a realização de imunofluorescência direta no fragmento da biópsia pode ajudar na identificação de alguns subtipos de VL. Como imunorreagentes, usam-se, normalmente, IgA, IgM, IgG e C3.

Como proceder à biópsia de petéquias?

  1. Escolher as petéquias mais recentes: idealmente com aparecimento em menos de 24 horas. Alguns estudos mostraram razoável positividade até 7 dias de lesão, sendo a positividade da IFD progressivamente menor.
  2. Colocar o fragmento no meio de Mitchel.
  3. Realizar o procedimento caso não haja diagnóstico etiológico definido.

Quanto mais antiga a lesão biopsiada, maior possibilidade para a IFD dar negativa e o infiltrado de linfócitos pode estar presente.

Vale ressaltar que a investigação etiológica da VL depende de uma anamnese e exame físico completos, exames laboratoriais (hemograma, bioquímica, sorologias virais, ASO, dosagem de auto-anticorpos e sumário de urina) para investigação de doença sistêmica, e não só a realização da IFD.

REFERÊNCIAS

Ertekin SS, Aksu AE, Leblebici C, Erdemir VA, Erdem O, Avcı EB, et al. Systemic disease in leukocytoclastic vasculitis: A focus on direct immunofluorescence findings. Anais Bras Dermatol. 2023;98:59-67.

Baigrie D, Goyal A, Crane JS. Leukocytoclastic Vasculitis. 2022 Aug 8. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2023 Jan–. PMID: 29489227.

Aoki V, Sousa Jr JX, Fukumori LMI, Périgo AM, Freitas EL, Oliveira ZNP. Imunofluorescência direta e indireta. An Bras Dermatol [Internet]. 2010Jul;85(4):490–500. Available from: https://doi.org/10.1590/S0365-05962010000400010