Compartilhe
O teste de Liberação de Interferon-Gama (IGRA, do inglês Interferon-gamma Release Assay ) quantifica a resposta imune celular dos linfócitos T, a partir de amostras de sangue periférico, mediante estímulo, in vitro , a estímulos específicos de M. tuberculosis .
Essa resposta é medida pela detecção da liberação da citocina Interferon-Gama ( IFN-γ) produzida pelas células do sistema imunológico, que está associada ao processo inflamatório relacionado à indução de resposta imunológica mediada por células.
Indicações
O IGRA é incorporado no Sistema Único de Saúde (SUS) para o rastreio da Infecção Latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB) em:
- Pessoas vivendo com HIV (PVHIV) com contagem de linfócitos T-CD4+ acima de 350 células/mm³;
- Crianças com 2 ou mais anos e menos de 10 anos de idade, se contato de casos de TB ativa;
- Pessoas candidatas ao transplante de células-tronco.
Assim como a Prova Tuberculínica (PT), o IGRA não deve ser utilizado para diagnóstico de TB ativa. Um exame positivo não confirma a doença, assim como o exame negativo não exclui essa possibilidade, sendo indicado somente a investigação de ILTB, exceto em crianças na investigação da TB com o escore clínico pediátrico .
PVHIV com contagem de células CD4+ abaixo de 350 células/mm³, PVHIV contato de TB pulmonar (independentemente do CD4) ou com radiografia de transplante com cicatrização radiológica de TB, sem tratamento anterior para TB, devem receber o tratamento da ILTB, não havendo necessidade da realização do IGRA ou da PT.
Com a incorporação do IGRA no SUS, e sua indicação etária, segundo a Nota Informativa Conjunta nº 02/2022 – CGDR/DCCI/SVS/MS, recomenda-se que o resultado do teste IGRA seja valorizado para o diagnóstico de TB pulmonar em crianças , com base no sistema de pontuação ou pontuação, conforme o quadro a seguir:
Figura 1 – Diagnóstico de tuberculose pulmonar em crianças e adolescentes com baciloscopia negativa ou TRM-TB não detectada
Fonte: Atualizações em tuberculose na infância e adolescência , 2020.
De acordo com o quadro, o IGRA pode substituir o exame PPD (PT), somando 10 pontos nos casos reagentes ou indeterminados.
Referência:
VERGANI, KP Atualizações em tuberculose na infância e adolescência. Recomendações. Atualização em Condutas em Pediatria , v. 92, p. 10 a 14 de junho. 2020. Disponível em: https://www.spsp.org.br/site/asp/recomendacoes/Rec92_Pneumologia.pdf . Acesso em: 21 dez. 2023.