Compartilhe
Administração de surfactante exógeno por cateter fino

Escrito por
Cadu Carlomagno
Publicado em
31/3/2025

A administração de surfactante exógeno de forma não invasiva através de cateteres finos é uma técnica moderna utilizada no tratamento de recém-nascidos com síndrome do desconforto respiratório (SDR).
Esta abordagem, envolve a inserção de um cateter fino na traqueia do bebê, através da glote, sem a necessidade de intubação endotraqueal. É indicada em recém-nascidos prematuros que tenham respiração espontânea e que estão acoplados à ventilação não invasiva (geralmente CPAP nasal com pronga binasal) durante o procedimento.
Ainda é controverso o uso de sedoanalgesia para esse procedimento, devido ao risco de inibir o drive respiratório do paciente e ter que intubar.
Esta técnica reduz o risco de complicações associadas à ventilação mecânica, promove uma melhor distribuição do surfactante nos pulmões e melhora os resultados respiratórios dos recém-nascidos, como diminuição no risco de displasia broncopulmonar.
A administração de surfactante por cateter fino está sendo cada vez mais adotada em unidades de cuidados neonatais, evidenciando-se como uma alternativa eficaz e segura para o tratamento respiratório neonatal. É importante que as equipes discutam a adoção desse método e busquem treinamento adequado.