Compartilhe
Síndrome De Cowden-manifestações Clínicas E Critérios Diagnósticos
Escrito por
Cláudia Elise Ferraz Silva
Publicado em
13/5/2024
Doença multissistêmica rara, de etiologia genética e herança autossômica dominante, caracterizada por alterações mucocutâneas e, especialmente, por uma alta incidência de tumores e hamartomas viscerais, a exemplo de doença fibrocística da mama, adenomas de tireóide, cistos de ovário, neuromas, lipomas subcutâneos e pólipos gastrointestinais, além de carcinomas mamários, tiroidianos e cutâneos, entre outros.A Síndrome de cowden está associada a mutações no PTEN, um gene supressor de tumor localizado no cromossomo 10q23.31, presentes em cerca de 85% dos pacientes. O achado dessa alteração confirma o diagnóstico da síndrome. A estimativa é de que mais de 90% dos indivíduos com síndrome de Cowden vão apresentar alguma característica da doença até os 20 anos. As lesões mucocutâneas mais características são múltiplos triquilemomas faciais, papilomas orais e queratose acral. Os triquilemomas, hamartomas de folículos pilosos, atingem preferencialmente a face e caracterizam-se por pápulas e nódulos de 1 a 4mm. Esses tumores, quando múltiplos, são patognomônicos e freqüentemente presentes antes das manifestações internas. Os papilomas orais típicos usualmente têm entre um e 3mm e afetam as gengivas, o dorso da língua, a mucosa bucal, o palato, o endotélio alveolar e a fossa tonsilar. A despeito da predisposição para neoplasia, carcinoma escamoso oral é uma complicação muito rara. A queratose acral está presente em mais da metade dos pacientes, ocorrendo na superfície dorsal das mãos e pés. Aparenta, clinicamente, verruga vulgar, porém, o papiloma vírus humano não foi detectado até o momento.Em adição a esses achados mucocutâneos característicos, uma variedade de lesões tem sido descrita incluindo acrocórdons, lipomas, angiolipomas, hemangiomas, xantomas, vitiligo e manchas café-au-lait.Essa doença também pode causar macrocefalia, adenomas da tireóide, surgimento de lipomas e pólipos, tanto no intestino grosso quanto no delgado, câncer de mama, tireóide e útero. Estima-se que de 30 a 50% mulheres com a mutação vão desenvolver um tumor mamário precoce. Por esse motivo, indivíduos do sexo feminino com essa mutação devem realizar auto-exames mensalmente e serem examinadas pelo médico a cada seis meses a partir dos 25 anos. A mamografia e a ressonância magnética das mamas devem ser realizadas anualmente a partir dos 30 a 35 anos de idade e, em alguns casos, uma mastectomia bilateral profilática pode ser uma opção. Além disso, a mulher deve ficar atenta a sintomas de câncer uterino e a histerectomia profilática também poderá ser avaliada.Tanto homens quanto mulheres com síndrome de Cowden devem passar por ultrassons da tireóide a partir dos anos 18 anos, colonoscopias a partir dos 35 anos, ultrassom renal a partir dos 40 anos além de rastreamento de câncer de pele. A ressonância magnética do cérebro deverá ser realizada em casos de sintomas neurológicos. Critérios maiores:
- Câncer de mama
- Câncer de endométrio
- Câncer folicular de tireoide
- Múltiplos hamartomas gastrointestinais ou ganglioneuromas, excluindo pólipos hiperplásicos
- Macrocefalia
- Pigmentação macular da glande peniana
- Lesões mucocutâneas (qualquer uma das seguintes):
- Pelo menos uma biópsia com diagnóstico de triquilemoma
- Queratoses palmoplantares múltiplas
- Papilomatose de mucosa oral múltipla ou extensa
- Múltiplas pápulas cutâneas faciais
Critérios menores:
- Transtorno do espectro autista
- Câncer de cólon
- Três ou mais acantoses glicogênicas esofágicas
- Três ou mais lipomas
- Deficiência intelectual
- Carcinoma papilífero de tiroide (ou variante folicular)
- Lesões estruturais da tiroide
- Carcinoma de células renais
- Hamartoma simples do trato gastrointestinal ou ganglioneuroma
- Lipomatose testicular
- Anomalias vasculares
O indivíduo preenche os critérios diagnósticos clínicos se possui:
- Três ou mais critérios maiores, sendo uma macrocefalia ou os hamartomas gastrointestinais
- Dois critérios maiores e três menores
- Um parente que preenche os critérios diagnósticos clínicos ou com uma mutação no gene PTEN e ainda:
- Dois critérios maiores
- Um critério maior e dois critérios menores
- Três critérios menores
O indivíduo é considerado de risco para SC se possui:
- Um critério maior
- Dois critérios menores
Referência: Takayama T, Muguruma N, Igarashi M, Ohsumi S, Oka S, Kakuta F, Kubo Y, Kumagai H, Sasaki M, Sugai T, Sugano K, Takeda Y, Doyama H, Banno K, Fukahori S, Furukawa Y, Horimatsu T, Ishikawa H, Iwama T, Okazaki Y, Saito Y, Matsuura N, Mutoh M, Tomita N, Akiyama T, Yamamoto T, Ishida H, Nakayama Y. Clinical Guidelines for Diagnosis and Management of Cowden Syndrome/PTEN Hamar
toma Tumor Syndrome in Children and Adults-Secondary Publication. J Anus Rectum Colon. 2023 Oct 25;7(4):284-300. doi: 10.23922/jarc.2023-028. PMID: 37900693; PMCID: PMC10600266.