Sinal Do Rabo Do Tigre: Uma Manifestação Da Tricotiodistrofia

Compartilhe

A triotiodistrofia é uma doença na qual existe uma deficiência de cistina, ou seja, de enxofre na haste do cabelo, o que leva a uma fragilidade capilar. Essa alteração é comum em uma série de doenças genéticas raras, sendo a avaliação minuciosa dos cabelos de suma importância para o diagnóstico dessas síndromes.

Nesses casos, os cabelos se apresentam frágeis, quebradiços, esparsos e com tamanhos variáveis. Sobrancelhas, cílios e pelos do corpo também podem ser acometidos.

Uma característica da tricotiodistrofia é presença de bandas claras e escuras ao se avaliar a haste capilar à microscopia óptica com a luz polarizada, o que é denominado “sinal do rabo do tigre”. Outros achados são cabelos em fita, tricosquise e nodulações tricorrexe nodosa like.

Imagem: Tratado de Dermatologia – Walter Belda Junior, Nilton Di Chiacchio, Paulo Ricardo Criado – 2 edição – volume 1 – pg. 982

Referência bibliográfica

  • Jiménez-Puya R, Moreno-Giménez JC, Camacho-Martínez F, Ferrando-Barbera J, Grimalt R. Tricotiodistrofia: síndrome PIBIDS [Trichothiodystrophy: PIBIDS syndrome]. Actas Dermosifiliogr. 2007 Apr;98(3):183-7. Spanish. PMID: 17504703.
  • Tratado de Dermatologia – Walter Belda Junior, Nilton Di Chiacchio, Paulo Ricardo Criado, 2 edição, volume 1. Tricologia – Avaliação dos pelos, doenças congênitas e hereditárias.