Riscos cardiovasculares do uso de agentes estimulantes de eritropoiese ( AEE )

Compartilhe

Nesse última semana o FDA apresentou novas diretrizes para o uso de agentes estimulantes de eritropoiese (AEE), em pacientes com anemia e doença renal crônica (DRC).

Em estudos controlados com pacientes com DRC, quando indicado o uso de AEE com alvo de hemoglobina superior a 11g/dl, esses pacientes apresentaram maior risco de morte, eventos adversos cardiovasculares graves e AVC.

Atualmente, para pacientes com DRC, deve-se considerar iniciar AEE se o nível de hemoglobina for menor que 10g/dL. As diretrizes recomendavam previamente que os níveis alvo de hemoglobina fossem entre 10 e 12g/dL. A dose de AEE deve ser individualizada para a menor possível capaz de evitar a necessidade de novas transfusões sanguíneas.

Se paciente em uso de estimulantes de eritropoiese, recomenda-se diminuir ou interromper seu uso se o nível de hemoglobina for maior que 10g/dl em não dialíticos e se for maior que 11g/dl em dialíticos.

Fonte: Food and Drug Administration. FDA Drug Safety Communication: Modified dosing recommendations to improve the safe use of Erythropoiesis-Stimulating Agents (ESAs) in chronic kidney disease. June 24, 2011.