Compartilhe
Risco de câncer com uso de BRA ou IECA?
Escrito por
Fernando Figuinha
Publicado em
2/10/2011
Um estudo recente publicado no American Journal of Transplantation mostrou que pacientes pós-transplante renal que eram tabagistas e utilizavam um inibidor da ECA ou um bloqueador de receptor de angiotensina (BRA) apresentavam maior risco de câncer de pulmão.
Essa preocupação com o risco de câncer com o uso de BRA iniciou após uma meta-análise publicada em 2010 no Lancet Oncology, mostrando um aumento do risco de câncer, em especial o pulmonar, com o uso de BRA. Um nova meta-análise publicada alguns meses depois concluiu que não havia risco de câncer relacionado ao uso de BRA ou IECA.
Os resultados desse novo estudo observacional sugerem que o risco de malignidade relacionada ao uso de BRA ou IECA seria maior em pacientes fumantes. Foram avaliados 24.090 pacientes, dos quais 38% usavm IECA ou BRA. Somente em 12.600 pacientes havia informação quanto ao hábito do tabagismo.
A análise multivariada mostrou que o uso de IECA ou BRA em pacientes não fumantes não se correlacionou com aumento do risco de câncer. Já em fumantes, o risco de tumor respiratório foi de 7,1 x 2,77 em pacientes sem uso de IECA / BRA, mostrando um risco 2,5 vezes maior (p<0,002).
Pela metodologia utilizada, não podemos afirmar com certeza que exista uma relação entre uso de BRA ou IECA e câncer de pulmão. O uso de BRA / IECA e a história de tabagismo, por exemplo, foram definidos com 1 ano de acompanhamento, e esse dado foi considerado até 8 anos de acompanhamento (não sabemos se esses pacientes não pararam de fumar ou de usar a medicação). Então, esses resultados só nos indicam a necessidade de estudos com uma melhor metodologia para definir esse assunto.
Referência
1. Opelz G and Döhler B. Treatment of kidney transplant recipients with ACE inhibitor/ARB and risk of respiratory tract cancer: a collaborative transplant study report. Am J Transplant 2011.