Compartilhe
http://youtu.be/J_i16UWCEvo
[polldaddy poll=7364726]
Para ver a resposta, clique no link abaixo:
Resposta: Insuficiência tricúspide
O vídeo mostra um paciente com a veia jugular externa direita túrgida e com fluxo de enchimento em direção à região cranial. Tal achado pode ser visto em pctes com refluxo tricúspide importante. Normalmente, quando ocorre a contração do ventrículo direito, o sangue é ejetado em direção à artéria pulmonar. Se houver refluxo triscúspide, parte deste sangue retorna para o interior do átrio direito. Se o refluxo for importante, o sangue ejetado durante a sístole pode chegar aos vasos que desembocam no átrio direito (veia cava superior e veia cava inferior) ou mesmo em veias mais distantes do coração, como a jugular ou a supra-hepática. Assim sendo, a presença de fluxo sistólico reverso em veia jugular superior direita como vista no vídeo indica que o refluxo tricúspide é importante. O mesmo princípio pode ser usado na ecocardiografia - se houver fluxo sistólico reverso em veias supra-hepáticas, pode-se afirmar que a insuficiência tricúspide é importante. Para relembrar esta dica, acessem este link.
No vídeo nota-se também através do enchimento da veia jugular externa direita que o ritmo cardíaco do pcte está irregular. Tal fato se deve à presença de fibrilação atrial. Ou seja, apenas pelo inspeção da região cervical do pcte podemos chegar ao diagnóstico de arritmia e de insuficiência tricúspide importante.
O acometimento das valvas mitral ou aórtica isoladamente não justifica o achado visto no vídeo. O que pode ocorrer é a valvopatia do lado esquerdo do coração causar após um certo tempo hipertensão pulmonar e Esta por sua vez gerar sobrecarga de câmaras direitas e insuficiência tricúspide secundária.