Qual a diferença entre hipertensão pulmonar e hipertensão arterial pulmonar?

Compartilhe
Qual a diferença entre hipertensão pulmonar e hipertensão arterial pulmonar?

Já vimos em outro tópico as definições básicas de hipertensão pulmonar. Lembrar que hipertensão pulmonar (HP) não é igual a hipertensão arterial pulmonar (HAP). A HP é definida como pressão média em artéria pulmonar > ou igual a 25 mmHg (ou PSAP >40 mmHg). Isto geralmente é revelado inicialmente por um ecocardiograma transtorácico realizado por motivos diversos (investigação de dispnéia, investigação de síncope, exame de rotina, etc). Das várias causas de hipertensão pulmonar, a mais comum no dia-a-dia do cardiologista é o grupo representado por doenças do coração esquerdo (ex: valvopatia mitral, insuficiência cardíaca, cardiopatia hipertensiva, etc). Estas patologias geram o que chamamos de hipertensão venosa pulmonar, já que o aumento da pressão na artéria pulmonar é consequência do aumento da pressão no átrio esquerdo o qual é transmitido para o leito venocapilar pulmonar.

Já hipertensão arterial pulmonar é quando as pressões na artéria pulmonar são elevadas por alterações no leito capilar pulmonar. O coração esquerdo é normal ou tem alterações discretas que não justificam os outros achados. Por definição a HAP ocorre quando a PAPm é > ou igual a 25 mmHg e a pressão ocluída em artéria pulmonar (que reflete as pressões em átrio esquerdo) é <15 mmHg.

Observação: se pegamos um laudo de eco em que se descreve uma estenose mitral importante com área valvar de 0,8 cm2, gradiente transmitral médio de 15 mmHg e níveis de PSAP estimados em 60 mmHg - o termo correto para se colocar no laudo é hipertensão pulmonar e não hipertensão arterial pulmonar.

Veremos em breve o algoritmo proposto pela AHA para investigar pctes com HP.