QDENGA® e Dengvaxia®: explorando as características das vacinas contra a dengue em 2023

Compartilhe

Em 2023, chegou ao mercado brasileiro a inovadora vacina contra a dengue, a QDENGA®, da empresa Takeda. Com esta nova vacina, temos duas imunizações disponíveis no mercado: a já conhecida Dengvaxia® e a recém-chegada QDENGA®.

A Vacina Dengvaxia® da Sanofi é recomendada somente para aqueles que já tiveram infecção prévia confirmada pelo vírus da dengue (soropositivos), em um regime de três doses (0, 6 e 12 meses) para crianças, adolescentes e adultos entre 6 e 45 anos de idade. Seu histórico é embasado em estudos abrangentes que validam sua eficácia e segurança nesse subgrupo específico. Entretanto, a complexidade desse esquema de doses e, principalmente, a restrição à população soropositiva limitaram sua aplicação.

Já a nova vacina QDENGA® entra no mercado como a vacina preferencialmente recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), pois oferece um esquema de doses mais simples, uma ao 0 e outra ao 3º mês. Essa característica reduz o tempo necessário para completar a vacinação, tornando o processo mais conveniente para todas as faixas etárias, desde crianças a partir dos 4 anos de idade até adultos de 60 anos. Um aspecto notável é que a QDENGA® não exige infecção prévia para sua administração. Isso significa que tanto os soropositivos quanto os soronegativos podem ser imunizados, abrindo uma porta importante para a proteção daqueles que ainda não foram expostos ao vírus da dengue.

É importante observar que ambas as vacinas, a Dengvaxia® e a QDENGA®, são contraindicadas para gestantes, mulheres que amamentam e indivíduos imunocomprometidos.

REFERÊNCIA:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Departamento Científico de Imunizações. Nova Vacina Dengue: Recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria. Documento científico, Nº 89, 2023. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/24154d-DC_-_Nova_Vacina_Dengue-Recomendacoes_SBP.pdf . Acesso em: 03 nov. 2023.