PROFILAXIA PARA ANEMIA FERROPRIVA: RECOMENDAÇÕES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA

Compartilhe

A recomendação da profilaxia da anemia ferropriva no lactente sofreu várias alterações nos últimos anos. A atualização mais recente foi publicada em 2021 e, para os prematuros permanecem as recomendações anteriores, porém, para os recém-nascidos a termo, o início da suplementação passou a depender da presença ou não de fatores de risco, tais como baixa reserva materna, aumento da demanda metabólica ou diminuição do fornecimento por alguma intercorrência ou patologia, perda sanguínea ou situações que acarretem má absorção do ferro.

Resumindo, as recomendações de 2021 são:

RECÉM-NASCIDO A TERMO (RNT) SEM FATOR DE RISCO

  • RNT, peso adequado, em aleitamento materno exclusivo até o 6º mês: 1 mg de ferro elementar/kg/dia, iniciando aos 180 dias de vida até o 24º mês de vida

RECÉM-NASCIDO COM FATOR DE RISCO

  • RN a termo, com peso adequado para a idade gestacional, em aleitamento materno exclusivo até o 6º mês: 1 mg/kg de ferro elementar iniciando aos 90 dias de vida até 24º mês
  • RN a termo, com peso adequado para a idade gestacional, independentemente do tipo de alimentação: 1 mg/kg de ferro elementar iniciando aos 90 dias de vida até 24º mês
  • RN a termo, baixo peso (< 2500 g): 2 mg/kg de ferro elementar a partir de 30 dias até 1 ano. Após este período, 1 mg/kg de ferro elementar até 24º mês.

RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO

Iniciar suplementação a partir dos 30 dias de vida até 1 ano, com dose dependente do peso:

  • peso de 2500 g a 1500 g – 2 mg/kg de ferro elementar ao dia
  • peso de 1500 g a 1000 g – 3 mg/kg de ferro elementar ao dia
  • peso < 1000 g – 4 mg/kg de ferro elementar ao dia

Observação importante é que o recém-nascido pré-termo que recebeu mais de 100 mL de concentrado de hemácias durante a internação deve ser avaliado individualmente quanto à necessidade de introduzir o ferro com 30 dias de vida ou posteriormente.

Por fim, para qualquer uma das categorias listadas anteriormente, entre 12 a 24 meses, a dose para profilaxia será de 1 mg/kg de ferro elementar diariamente. Após os 2 anos de idade não há recomendação obrigatória de profilaxia de ferro, a necessidade ou não de manter essa suplementação dependerá do seguimento clínico e avaliação desta criança pelo pediatra nas consultas de rotina.

Referências

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP). Consenso sobre Anemia Ferropriva: atualização - Destaques 2021. DIRETRIZES Departamentos Científicos de Nutrologia e Hematologia, n. 2, ago 2021. Disponível em https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/23172d-Diretrizes-Consenso_sobre_Anemia_Ferropriva-OK.pdf . Acesso em 09 nov 2022.