Compartilhe
Parte1: Métodos automáticos de medida indireta de pressão arterial. O que são?
Escrito por
André Lima
Publicado em
20/8/2011
Os métodos automáticos de medida indireta de pressão arterial estão cada vez mais acessíveis devido aos avanços tecnológicos que possibilitaram uma redução nos preços destes equipamentos e também pela tendência da substituição dos aparelhos de coluna de mercúrio com elevado risco de contaminação ambiental. E extremamente importante ao médico conhecer o que é o método e suas limitações para poder orientar.
Os aparelhos podem ser divididos de acordo com sua forma de insuflação em:
- Medidas automáticas: São realizadas por aparelhos eletrônicos que apresentam manguitos com insuflação , desinsuflação e análise de PA e batimento cardíacos de maneira automática.
- Medidas semi-automáticas: A insuflação e desinsuflação são realizadas através de um bulbo de compressão manual e a análise da PA é realizada por sistemas eletrônicos microprocessados.
Levando-se em consideração as formas de análises da PA, a medida automática pode utilizar-se de:
- Método Auscultatório: Utiliza manguitos e microfones para captar o sinal. Tem a desvantagem de interferências por ruídos externos e movimentos, além de serem difícil realização técnica em pacientes com baixo débito. O manguito e microfones devem ter o posicionamento ideal.
- Método Oscilométrico: Utiliza o manguito para captar o sinal (dispensa microfones) e microprocessador para análise de oscilações. O manguito é insuflado acima da PA sistólica e desinsuflado gradualmente. As oscilações da PA são transmitidas para o manguito. Um microprocessador analisa estas oscilações transmitidas e através de algoritmos determina a PA sistólica, média diastólica e Freqüência cardíaca. O posicionamento não é crítico para medida. È o método recomendado pelas diretrizes.
- Primeiro par de oscilações: PA sistólica
- Maior amplitude de oscilação: PA média
-Ultimo par de oscilações: PA Diastólica
- Número total de oscilações: Freqüência cardíaca
- Desvantagens e limitações: O manguito deve estar adequadamente acoplado ao braço ( nem folgado, nem demasiadamente apertado); Movimentação e arritmias influenciam o resultado. Dor e desconforto por compressão excessiva.
Existem outros métodos automáticos de medida indireta de pressão arterial como por exemplos os métodos combinados ( oscilométricos + auscultatórios) e o Finapress ( Finger Arterial Pressure) que utiliza um pequeno manguito conectado no dedo e é utilizado comumente em laboratórios de Tilt Test.
Nos próximos artigos discutiremos como orientar a medida indireta automática de PA.