Palivizumabe SYNAGIS®: Protegendo os Lactentes Contra a Bronquiolite

Compartilhe

No período do outono, temos muitos quadros de infecções respiratórias, e um dos grandes vilões é o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal agente etiológico dos quadros de bronquiolite.

Uma das opções disponíveis durante esse período é o palivizumabe SYNAGIS®, uma imunoglobulina que oferece proteção contra o VSR, um dos principais agentes causadores da bronquiolite. Neste artigo, vamos explorar as indicações do palivizumabe SYNAGIS® e como ele pode beneficiar lactentes em risco.

As indicações para o uso do palivizumabe SYNAGIS® de acordo com a Nota Técnica da Secretaria de Estado de Saúde do Governo do Mato Grosso do Sul e com as Diretrizes para o manejo da infecção causada pelo vírus Sincicial Respiratório (VSR) de 2017, publicado pela Sociedade Brasileira de Pediatria são:

▪ Prematuros até 28 semanas + 6 dias de idade gestacional, menores de 1 ano de idade;▪ Crianças portadoras de cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica demonstrada até o segundo ano de vida;▪ Crianças portadoras de doença pulmonar crônica da prematuridade, independentemente da idade gestacional, até o segundo ano de vida.

#IMPORTANTETodos os prematuros nascidos com idade gestacional entre 29 semanas e 31 semanas + 6 dias devem receber palivizumabe SYNAGIS® durante o período de sazonalidade da bronquiolite. Medida que oferece proteção adicional ao grupo de lactentes com maior risco de complicações decorrentes do VSR.

Referências:GOVERNO DE MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Saúde. Nota técnica uso palivizumabe. 2023. Disponível em: https://www.saude.ms.gov.br/wp-content/uploads/2023/04/NOTA-TECNICA-palivizumabe.pdf. Acesso em: 25 ago. 2023.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Departamentos científicos de Cardiologia, Imunizações, Infectologia, Neonatologia e Pneumologia. KFOURI, Renato; SADECK, Lilian (coord.). Diretrizes para o manejo da infecção causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). 2017. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Diretrizes_manejo_infeccao_causada_VSR2017.pdf. Acesso em: 25 ago. 2023.