Uma nova classificação para IC de acordo com a fração de ejeção?

Compartilhe

O FDA recentemente expandiu a indicação de sacubitril/valsartana para pacientes com fração de ejeção (FE) abaixo do normal, sem referência à classificação habitual de FE preservada. Mas quanto seria "abaixo do normal"? Existem algumas evidências sugerindo que o bloqueio neurohormonal seria benéfico também em pacientes com FE intermediária, ou seja, entre 40 e 50%.

A análise combinada dos estudos PARADIGM em ICFEr e PARAGON em ICFEP sugeriram um possível benefício da droga sacubitril/valsartana nesse grupo de FE intermediária. No grupo de sexo feminino, tivemos benefícios com FE ainda mais alta.

Assim, baseado nas evidências que tem surgido, foi proposta uma NOVA NOMENCLATURA para definir IC baseado na FE. Seria IC com FE reduzida se < 40%, FE normal se ≥ 55% em homem e ≥ 60% em mulheres, e FE levemente reduzida nesse intervalo intermediário. Seria uma nomenclatura para auxiliar a lembrar que esses pacientes com FE levemente reduzida também poderiam se beneficiar de tratamento.

Lembrando que essa nova classificação ainda não está incorporada em nenhuma diretriz, portanto não é ainda o que deve ser padronizado. Mas aponta uma possível alteração futura nesses parâmetros.

Referência:

Carolyn S.P. Lam, Scott D. Solomon. Classification of Heart Failure According to Ejection Fraction. J Am Coll Cardiol 2021;77:3217–25