Ocorrência De Neoplasias Sob O Nevo Sebáceo De Jadassohn

Compartilhe

O nevo sebáceo de Jadassohn é um hamartoma raro e congênito composto por estruturas epiteliais, foliculares, sebáceas e apócrinas. A etiologia ainda não foi totalmente esclarecida, mas estudos recentes, atualmente, sugerem investigação somáticas pós-zigóticas relacionadas aos genes KRAS, NRAS e HRAS.

Clinicamente, o nevo sebáceo pode apresentar-se como uma placa de alopecia total ou parcial, oval ou linear, em tons variados (normocrômica, amarelo-alaranjado, preto-acastanhada). A sua superfície pode ser lisa, ou até mamilonada ou verrucosa. Os locais mais comuns são: couro cabeludo, regiões pré-auriculares e retroauriculares, face, região cervical e tronco. Porém, é fato que o nevo sebáceo pode ocorrer em qualquer local, inclusive em mucosas.

O nevo sebáceo de Jadassohn, tem a chance – principalmente após os 40 anos- de evoluir com a transformação neoplásica. De todos os nevos sebáceos, 10 a 20% evoluem para transformação, principalmente, neoplasias benignas. Estima-se que destes, apenas 3%, tenha uma degeneração maligna. As principais neoplasias estão descritas na tabela 01.

Tabela 01 – As principais neoplasias benignas e malignas que ocorrem no nevo sebáceo de Jadassohn.

Neoplasias BenignasNeoplasias MalignasTricoblastomaCarcinoma BasocelularSiringocistoadenoma papilíferoCarcinoma SebáceoAdenoma sebáceoCarcinoma EspinocelularSebaceomaCarcinoma apócrinoTriquilemoma desmoplásicoCarcinoma Axialverruga vulgarCarcinoma Mucoepidermóide

Adaptado de: NETO et al. , 2022.

Diante da possibilidade de transformação maligna, muitos médicos indicam exérese do nevo sebáceo. Até o momento, não há consenso sobre a conduta ser a remoção ou a expectante, nem se a primeira opção para escolhida, qual seria a idade ideal. Mais estudos são necessários, mas lembre-se de que na escolha da conduta expectante, a assiduidade às consultas e procura médica diante de qualquer alteração da lesão deve ser rigorosamente seguida.

REFERÊNCIAS

SILVA NETO, Manoel Pereira da; ASSIS, Bárbara Rodovalho de; ANDRADE, Gustavo Rodrigues. Nevo sebáceo de Jadassohn: revisão e abordagem clínico-cirúrgica. Anais Brasileiros de Dermatologia , v. 97, p. 628-636, 2022. See More