O que o pediatra precisa saber sobre a mãe que amamenta e os procedimentos estéticos?

Compartilhe

É muito comum que o pediatra seja questionado se a mãe que amamenta pode realizar procedimentos estéticos, como pintar o cabelo, fazer um botox, entre outros. Neste artigo, vamos discutir qual é o posicionamento da Sociedade Brasileira de Pediatria sobre alguns procedimentos.

  • Tinturas para cabelo

As tinturas que contém chumbo estão contraindicadas. Por outro lado, no caso das tinturas com amônia, a literatura não mostra nenhum impedimento para sua utilização.

  • Escovas progressivas

O procedimento de escova progressiva pela lactante pode ser realizado desde que não haja formol em suas formulações.

  • Clareamento de manchas na pele

O fármaco comumente indicado para o clareamento de manchas na pele é a hidroquinona, que pode ser indicada para sardas, melasmas, melanoses solares e diversas outras condições em que ocorre hiperpigmentação por produção excessiva de melanina. Não há contraindicação para o seu uso, exceto, a aplicação em mamilos e aréolas.

  • Toxina botulínica

O uso da toxina botulínica do tipo A (Botox® ou Dysport®) com finalidade cosmética tem poucos estudos. No entanto, uma vez que existem casos de botulismo materno em que a lactante manteve a amamentação e o lactente não teve nenhum prejuízo e sendo também a quantidade da toxina eliminada no leite materno praticamente desprezível, considera-se o procedimento provavelmente compatível com a amamentação.

  • Tatuagens

Não há informações substanciais para a realização ou restrição das tatuagens durante a amamentação. No entanto, tatuagens nos mamilos e aréolas são contraindicadas.

Referência:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Departamento Científico de Aleitamento Materno. Uso de medicamentos e outras substâncias pela mulher durante a amamentação. Documento científico, Nº 4, 2017. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Aleitamento_-__Uso_Medicam_durante_Amament.pdf . Acesso em: 27 nov. 2023.