Compartilhe
O papel do Alisquireno na Insuficiência Cardíaca
Escrito por
Fernando Figuinha
Publicado em
24/4/2011
O papel do Alisquireno em diversas condições clínicas vem sendo avaliado em vários estudos nos últimos anos. O Alisquireno é um inibidor direto da renina que recentemente entrou no mercado brasileiro. Seu efeito como anti-hipertensivo em monoterapia foi semelhante às demais drogas de primeira linha para HAS. No estudo ALLAY, se mostrou tão efetivo quanto o Losartan em reduzir índice de massa ventricular esquerda em pacientes com hipertrofia ventricular esquerda. Seu efeito benéfico em pacientes diabéticos com proteinúria também foi demonstrado, principalmente em associação com bloqueadores de receptores de angiotensina II (BRA). Mas quais são seus efeitos em pacientes com insuficiência cardíaca (IC)?
Sabe-se que a ativação do sistema renina-angiotensina aldosterona (SRAA) tem papel fundamental na fisiopatologia da IC. Por isso, diversas medicações vem sendo testadas para tentar obter um impacto positivo na evolução dessa doença. O papel dos Inibidores da ECA, dos BRA e dos Antagonistas de Aldosterona já estão bem estabelecidos nesse quadro. Assim, será que haveria espaço para uma quarta droga que agisse nesse sistema?
O estudo ALOFT testou 302 pacientes com IC CF II-III (80% com FE < 40%) para usar alisquireno 150mg/dia ou placebo, associados ao IECA (ou BRA) e betabloqueador. O grupo que usou alisquireno apresentou maior redução em BNP e em aldosterona urinária, sem piora da função renal, hipercalemia ou hipotensão significativa. Esse estudo não teve poder para avaliar desfechos como morbidade ou mortalidade, mas esse resultado benéfico neurohumoral nos leva a crer que pode haver algum impacto positivo com uso dessa droga.
Novos estudos nos responderão essa pergunta. Alguns estão em andamento; o estudo ATMOSPHERE avaliará seus efeitos em IC crônica e o estudo ASTRONAUT avaliará seus efeitos em pacientes com IC descompensada. Até o momento, portanto, seu uso para pacientes com IC encontra-se apenas no campo experimental.