O inibidor da PCSK9 Alirocumabe é seguro? Saiba aqui!

Compartilhe

O alirocumabe é um anticorpo monoclonal que inibe a pró-proteína convertase subtilisina/kexin tipo 9 (PCSK9) com o intuito de reduzir o LDL-C em indivíduos intolerantes a estatina ou que já fazem uso desta e não atingem as metas desejadas. Atualmente há outra opção de classe, evolocumabe, também demonstrou resultados de segurança e desfechos durante seguimento recentemente, no estudo Fourier Ole.

Este estudo avalia a eficácia e segurança do alirocumabe em relação a placebo ou ezetimiba em 14 ensaios randomizados, duplo-cegos em acompanhamento máximo de 5 anos do ODYSSEY OUTCOMES.

Mensagens importantes
  • Em relação a segurança: Em um subgrupo de 8.228 pacientes com cerca de 3 a 5 anos de acompanhamento, as elevações de ALT >3 (2,5% vs. 2,1%), AST >3 (1,9% vs. 1,8%), bilirrubina >2 (0,7% vs. 0,9%) e CK> 10 (0,5% vs. 0,5%) vezes o LSN foram semelhantes nos grupos de alirocumabe e placebo, sendo que 85% dos indivíduos faziam uso concomitante de estatina de alta potência.  O perfil de segurança do alirocumabe foi indistinguível do placebo correspondente, exceto por um aumento absoluto de aproximadamente 1,7% nas reações locais no local da injeção. Além disso, a segurança do alirocumab em comparação com o placebo foi evidente em grupos vulneráveis ​​ tais como idosos e pessoas com diabetes mellitus, acidente vascular cerebral isquêmico prévio ou doença renal crônica.
  • Em relação ao LDL alvo: O ensaio ODYSSEY OUTCOMES realizou ajuste cego da dose de alirocumabe para maximizar o número de pacientes que atingiram LDL-C 25– 50mg/dl e minimizar a exposição prolongada a níveis <15 mg/dl.
  • EM relação a desfechos: O ensaio demonstrou reduções importantes no risco de eventos cardiovasculares isquêmicos recorrentes com alirocumabe, bem como menos mortes em comparação com o placebo. Estes benefícios foram observados no contexto de uma redução substancial e persistente do LDL-C em comparação com o placebo. Destaca-se que em uma das subanálises, os pacientes foram divididos em três estratos de LDL-C (<25, 25–50 ou >50mg/dl)  e pareados a placebo. No grupo placebo houve maior risco de MACE, seguidos pelo grupo tratamento e LDL>50 mg/dl. O HR do tratamento e a redução do risco absoluto de MACE foram semelhantes para as categorias de LDL-C de 25-50 e <25 mg/dl de LDL. Assim, esta análise sugere que um valor de LDL-C entre 25-50 mmol/L possa ser uma meta razoável após SCA.

Impressão: O alirocumabe mostra-se como mais uma opção de inibidor de PCSK9 eficaz e seguro durante pelo menos 5 anos se seguimento em indivíduos intolerantes a estatina ou que não atingem as suas metas com estatina de alta potencia.

Referência

Goodman SG, Steg PG, Szarek M, Bhatt DL, Bittner VA, Diaz R, Harrington RA, Jukema JW, White HD, Zeiher AM, Manvelian G, Pordy R, Poulouin Y, Stipek W, Garon G, Schwartz GG. Safety Of The Pcsk9 Inhibitor Alirocumab: insights From 47,296 Patient-Years Of Observation. Eur Heart J Cardiovasc Pharmacother. 2024 Apr 24:pvae025. doi: 10.1093/ehjcvp/pvae025.