Já viu o novo sistema de priorização para transplante cardíaco?

Compartilhe
Já viu o novo sistema de priorização para transplante cardíaco?

Pacientes com maior probabilidade de morte na lista de espera para um transplante de coração (TxC) têm prioridade para serem submetidos ao procedimento. No Brasil, os critérios estabelecidos para priorização são dependência de assistência circulatória mecânica, suporte inotrópico ou ventilação mecânica.

Esses critérios foram adaptados a partir da política de alocação de órgãos elaborada pela United Network for Organ Sharing (UNOS), uma organização científica e educacional sem fins lucrativos que administra a rede de transplante de órgãos nos Estados Unidos. Durante muitos anos, os candidatos ao TxC vinham sendo agrupados de acordo com quatro condições de priorização (1A – status mais urgente, 1B, 2, e 7 – status inativo). Desde a última revisão do sistema de alocação de coração para adultos da UNOS, em 2005, os avanços na terapia com dispositivos mecânicos e o aprimoramento nos critérios de seleção de pacientes resultaram em melhorias nos desfechos clínicos de pacientes com insuficiência cardíaca avançada. Em resposta a esse cenário, a UNOS revisou o sistema de alocação de coração e, a partir de 18 de outubro de 2018, os candidatos passam a ser listados de acordo com sete, e não mais quatro, condições de prioridade:

Em resumo:

Status 1A antigo foi subdividido em status 1, 2 e 3;

Status 1B antigo virou status 4, e também contempla outras situações especiais que no Brasil dependem de autorização da câmara técnica, como angina refratária (e aqui possivelmente poderíamos incluir também os Chagásicos, devido a maior mortalidade);

Status 2 antigo virou status 6, tendo sido criado o status 5 para incluir pacientes que aguardam transplante duplo no mesmo hospital;

Status 7 antigo continua igual.

Esse sistema revisado serve para criar uma alocação mais justa e equitativa de órgãos, a fim de reduzir a mortalidade na fila de espera entre os candidatos de transplante cardíaco mais urgentes.