Compartilhe
Novidade: já temos um reversor para o efeito do ticagrelor?
Escrito por
Alexandre Soeiro
Publicado em
6/12/2021
Uma das grandes preocupações de quem lida com pacientes em uso de antigregantes plaquetários é o risco de sangramento ou a necessidade de cirurgias de urgências. Hoje a recomendação em diretrizes é de que o ticagrelor seja suspenso 5 dias antes de alguma intervenção cirúrgica (vide imagem abaixo). Mas, e se tivéssemos um reversor para o efeito do ticagrelor?
No congresso da American Heart Association de 2021 foi apresentado o estudo fase 3 avaliando exatamente essa questão. O estudo avaliou o bentracimab, um anticorpo IgG monoclonal específico que funciona como reversor do efeito do ticagrelor.
O objetivo do estudo foi avaliar eficácia e segurança do medicamento na reversão da ação do ticagrelor em pacientes com necessidade de cirurgias de urgência (N=142) ou sangramentos maiores (N=8). No total, foram incluídos 150 pacientes com seguimento de 48 horas. Os critérios de inclusão foram: uso da última dose de ticagrelor nos últimos 3 dias, idade > 18 anos e necessidade de cirurgia de urgência ou sangramento maior. No total, foram infundidos de forma endovenosa 18g do medicamento, sendo 6g em 10 minutos, 6g em 4 horas e mais 6g nas 12 horas subsequentes.
Na avaliação de resultados, a atividade plaquetária avaliada pelo teste VerifyNow em 4h reduziu de maneira significativa (p < 0,001) e manteve-se dessa forma sustentada em 24 horas. A atividade foi testada também pelo método VASP platelet reactivity index, apresentando resultados consistentes ao VerifyNow.
A mortalidade dos pacientes foi de apenas 2,8% e não houve nenhum sangramento grave relatado nos pacientes cirúrgicos.
Dessa forma, os resultados obtidos foram satisfatórios, iniciando-se já em 5 minutos do uso e perdurando de maneira sustentada em 24 horas, sem rebote. Tais achados não podem ser aplicados ao clopidogrel ou prasugrel, já que essas são drogas com ação antiplaquetária irreversível e não foram testadas nesse contexto.
Referências: AHA 2021 Scientif Sessions