Minoxidil Oral Para Unhas: Você Sabia?

Compartilhe

Estudo recém-publicado envolvendo pacientes saudáveis ​​​​na Universidade de Miami avaliou se o minoxidil oral poderia impactar visivelmente a taxa de crescimento, força e aparência das unhas. Estes pacientes estavam fazendo uso de minoxidil oral em baixa dose (0,25–5 mg diariamente) para alopecia e foram analisados, por meio de monitoramento, sobre os efeitos sobre as unhas. Todos os pacientes que informaram uma mudança na ocupação, hábitos de higiene, padrões alimentares ou medicamentos que afetaram as unhas foram excluídos.

Após iniciar o minoxidil oral, 53,0% (35/66) informaram que as unhas cresceram mais rapidamente, 37,9% (25/66) informaram que as unhas ficaram mais fortes e 36,4% (24/66) informaram que as unhas ficaram mais bonitas. A dose mediana de minoxidil para pacientes que notaram melhora nas unhas foi maior do que para pacientes que não notaram melhora nas unhas, embora esses achados não tenham sido estatisticamente capturados. A duração do tratamento no momento do diálogo não diferiu significativamente entre os participantes do estudo que notaram e não notaram a mudança nas unhas.

Apesar das restrições da pesquisa (não ser um estudo controlado), esta seria a primeira publicação a relatar que o minoxidil oral pode aumentar as taxas de crescimento das unhas. Já existem alguns trabalhos mostrando efeito positivo no crescimento da lâmina com minoxidil tópico aplicado 2x/dia.. Os autores ponderam que muitos fatores poderiam influenciar na aparência da unha, mas não no crescimento da lâmina ungueal.

Não se sabe ao certo como o minoxidil atuaria no crescimento da unha, mas a vasodilatação e uma melhor perfusão da matriz pode ser um mecanismo. Mais estudos são necessários para caracterizar o efeito do minoxidil nas unhas.

ALSALHI, Waleed et al. Efeitos do minoxidil oral nas unhas: uma análise transversal. International Journal of Dermatology , 2023. doi: 10.1111/ijd.16608. Epub antes da impressão. PMID: 36732875