Compartilhe
Medicamentos para tratamento da obesidade reduzem o consumo de álcool?
Escrito por
Ícaro Sampaio
Publicado em
4/12/2024
Os medicamentos utilizados para tratamento da obesidade, incluindo os agonistas do receptor de GLP-1 (GLP-1 RAs) são conhecidos pela eficácia para promover perda de peso. Além disso, o uso de GLP-1 RAs foi associado a menor incidência e recorrência de transtorno de uso de álcool. Um recente estudo de coorte publicado no JAMA Network Open buscou foi avaliar as mudanças no uso de álcool entre indivíduos inscritos em um programa de controle de peso, após o início de um tratamento farmacológico para obesidade.
Os indivíduos incluídos no estudo estavam inscritos num programa de telemedicina de gerenciamento de peso e iniciaram tratamento entre janeiro de 2022 e agosto de 2023. Os medicamentos incluídos foram categorizados como metformina, bupropiona e naltrexona, GLP-1 RA de primeira geração (ou seja, liraglutida e dulaglutida) ou GLP-1 RA de segunda geração (ou seja, tirzepatida e semaglutida). Indivíduos com histórico de cirurgia bariátrica foram excluídos, dado um perfil de risco diferente para um transtorno por uso de álcool.
O estudo incluiu 14. 053 participantes e a maioria recebeu prescrição de um GLP-1 RA de segunda geração. Aproximadamente metade relatou beber qualquer quantidade de álcool no início do estudo (53,3%). Entre 7491 participantes com uso de álcool no início do estudo, 3395 (45,3%) relataram diminuição de uma categoria de uso de álcool, 3923 (52,4%) não relataram nenhuma mudança e 173 (2,3%) relataram um aumento. Entre os participantes que relataram uso de álcool no início do estudo, aqueles com uma classe mais alta de obesidade e aqueles com níveis mais altos de consumo de álcool tiveram maior probabilidade de reduzir seu uso.
Mas, quais são as explicações para tais resultados? Bem, a naltrexona diminui os desejo por álcool e os GLP-1RAs podem atenuar os efeitos recompensadores do álcool, semelhantes aos da comida. Inesperadamente, os participantes que usaram metformina também relataram uma diminuição no uso de álcool. Isso pode ter ocorrido por causa do envolvimento em um programa de controle de peso, pois as estratégias comportamentais podem sugerir limitar o consumo de álcool, dado seu conteúdo calórico e efeitos desinibitórios na restrição cognitiva.
Um outro estudo de coorte publicado no mês de novembro no JAMA Psychiatry, observou que em pacientes com transtorno de uso de álcool e obesidade/diabetes tipo 2, o uso de semaglutida e liraglutida foi associado a um risco substancialmente reduzido de hospitalização devido ao transtorno.
Os dados apresentados evidenciam que medicamentos atualmente aprovados para tratamento da obesidade, principalmente os GLP-1 RA podem ser eficazes no tratamento do transtorno de uso de álcool, e ensaios clínicos são urgentemente necessários para confirmar essas descobertas.
Referências:
Lähteenvuo M, Tiihonen J, Solismaa A, Tanskanen A, Mittendorfer-Rutz E, Taipale H. Repurposing Semaglutide and Liraglutide for Alcohol Use Disorder. JAMA Psychiatry. Published online November 13, 2024. doi:10.1001/jamapsychiatry.2024.3599
Miller-Matero LR, Yeh H, Ma L, et al. Alcohol Use and Antiobesity Medication Treatment. JAMA Netw Open.2024;7(11):e2447644. doi:10.1001 jamanetworkopen.2024.47644