Icodeca: a insulina semanal está chegando!

Compartilhe

No dia 6 de março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou  a primeira insulina semanal para o tratamento de pacientes com diabetes tipo 1(DM1) e 2(DM2). A insulina Icodeca está chegando no Brasil, com o nome comercial de AwiqliR.

Trouxemos um resumo com as principais informações para você se preparar para a nova opção.

1- Definição  

Icodeca – insulina basal de aplicação semanal.

Pela modificação de 3 aminoácidos e ligação de um ácido graxo de 20 carbonos, a Icodeca tem maior ligação com albumina, com liberação mais lenta. Além disso tem menor afinidade pelo receptor de insulina com menor degradação do complexo insulina-receptor. Esses mecanismos garantem uma meia vida aproximada de sete dias, justificando o uso semanal.

Apresentação

Awiqli (Icodeca) tem concentração de 700U/ml, ou seja, o volume administrado será equivalente ao da dose diária de análogos de longa ação (glargina ou degludeca). A medicação virá em canetas pré preenchidas, capazes de administrar doses de 10 a 700UI e titular doses a cada 10U.

Antes de usar manter refrigerado (2º a 8º C) Após 1ª utilização, a orientação é conservar em temperatura < 30º C. A partir desse primeiro uso a validade é de 12 semanas.

2- Indicação

A insulina Icodeca foi aprovada para uso em pacientes com DM1 e DM2. Em pacientes com DM1, a insulina Icodec tem de ser combinada insulina rápida nas refeições. Icodeca não foi estudada como tratamento inicial em pacientes com DM1, mas sim em substituição a insulina basal já em uso, sendo essa sua indicação. Já naqueles com DM2, pode ser administrada isoladamente ou em associação com antidiabéticos orais, com agonistas do GLP-1 e com insulina rápida, tanto em substituição a insulina basal em uso quanto em pacientes iniciando insulinoterapia.

3- Como usar  

Início de Awiqli

Doentes com diabetes mellitus tipo 2 (sem tratamento prévio com insulina)

A dose semanal inicial recomendada é de 70 unidades, uma vez por semana.

Pacientes em uso prévio de insulina  

A dose semanal recomendada de Awiqli (Icodeca) é a dose basal diária total multiplicada por 7.  

Para a primeira aplicação (dose da semana 1), recomenda-se uma dose adicional única de 50% (ou seja a dose basal multiplicada por 10,5) de Awiqli. Essa maior dose é sempre recomendada para pacientes com DM1. Para pacientes com DM2 seria opcional, indicada quando se pretende alcançar um controle glicémico mais rápido.

A segunda dose é a dose basal diária total multiplicada por 7.

Ajustar a dose a partir da 3ª dose – os níveis séricos tendem a estabilizar após 2 a 4 semanas. O ajuste da dose deve ser feito com base nos valores da glicemia em jejum no dia da titulação e nos dois dias anteriores.

Em caso de omissão de dose, aplicar assim que possível!

Em pacientes com DM1 – mudar o dia de administração para o dia em que administrar a dose, após a omissão.

Em pacientes com DM2 – se a dose for administrada em até 3 dias, pode manter o dia anterior. Se passar de 3 dias, mudar a administração para o novo dia.  

Se precisar voltar para o dia previamente em uso, alargar o intervalo entre as doses (a cada 8 dias) até voltar ao dia anterior.

4- Grupos especiais  

- A segurança e eficácia de Awiqli em crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos não foram ainda estabelecidas. Não existem dados disponíveis. (Esses estudos foram dispensados na aprovação pela agência europeia)

- Não há dados sobre segurança na gravidez e amamentação

- Os doentes com comprometimento renal grave (TFGe < 30 ml/min/1,73 m2) foram excluídos do estudo ONWARDS 1‐4 e 6.

- Não foram observadas diferenças clinicamente relevantes nas propriedades farmacocinéticas da insulina icodec quanto aos níveis de albumina sérica.

Os resultados dos estudos de ligação às proteínas in vitro demonstram que não existe interação clinicamente relevante entre a insulina icodec e os ácidos graxos ou outros medicamentos ligados às proteínas plasmáticas.

E aí, te ajudamos? Ficou alguma dúvida? Manda aí nos comentários!