Compartilhe
Guia de medicamentos cardiovasculares: Ticagrelor
Escrito por
Fernando Figuinha
Publicado em
27/5/2014
O Ticagrelor é, assim como o clopidogrel, um medicamento anti-plaquetário que age no receptor de ADP plaquetário P2Y12. Pertence a uma classe diferente do clopidogrel e prasugrel (que são tienopiridínicos) – e membro da classe química CPTP (ciclopentiltriazolopirimidinas). Diferente do clopidogrel, sua ligação nesse receptor é reversível, permitindo um término de ação mais rápido (não precisa esperar o turn over plaquetário).
Indicação: em angina instável de risco intermediário ou alto, IAM sem supra de ST (IB) e IAM com supra de ST (IB), associado ao AAS (estudo PLATO), em pacientes com estratégia inicial invasiva ou não (revisão clínica). Não foi testado em pacientes com IAM com supra ST submetidos à trombólise nem naqueles que não foram reperfundidos.
Mecanismo de ação: inibidor reversível do receptor de ADP plaquetário P2Y12. Uma vantagem em relação ao clopidogrel é que ele não precisa de metabolização hepática para se tornar ativo (não é uma pró-droga; o clopidogrel precisa de metabolização hepática; cerca de 30% dos pacientes não metabolizam adequadamente por uma variabidade inter-individual da ação do citocromo 2C19, aumentando o risco de eventos adversos nesse grupo).
Apresentação: comprimidos de 90mg.
Posologia: dose de ataque de 2 comp (180mg), seguido de 90mg 2x por dia por 12 meses.
Cuidados: suspender 5 dias antes de um procedimento cirúrgico eletivo.
Contra-indicações: alergia à medicação, passado de AVC hemorrágico, hemorragia ativa, hepatopatia moderada a grave, pacientes em diálise, uso de medicamentos inibidores do CYP3A4 (ex: cetoconazol, claritromicina, ritonavir, atazanavir), plaquetopenia importante.
Efeitos colaterais: sangramentos, cefaleia, dispneia (pelo efeito da adenosina), aumento de pausas no holter. Elevação do ácido úrico, elevação transitória da creatinina (pelo efeito da adenosina no aparelho justa-glomerular).
Uso na gravidez: B. Estudos em animais não indicam efeitos prejudiciais ao feto. Dados limitados em mulheres ou lactantes.
Nomes comerciais: Brilinta®.